Brasil participa da Segunda Parte da Reunião Ministerial do Conselho da OCDE

Foi realizada, em Paris, nos dias 5 e 6 de outubro, a Segunda Parte da Reunião Ministerial do Conselho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), dedicada ao tema “Valores compartilhados: construindo um futuro verde e inclusivo”. O Brasil se fez representar por delegação de alto nível chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e integrada, em particular, pelo Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Senador Ciro Nogueira, pelo Ministro da Cidadania, Deputado João Roma, e pelo Secretário-Executivo do Ministério da Economia Marcelo Guaranys.

O evento foi presidido pelo Secretário de Relações Exteriores dos Estados Unidos da América, Antony Blinken, e marcou a comemoração do 60º aniversário da OCDE. O encontro renovou o compromisso da Organização como plataforma eficaz de cooperação entre democracias de mercado na busca de soluções para os atuais desafios econômicos, sociais e ambientais da comunidade internacional. O Brasil foi convidado a participar da reunião na condição, ao mesmo tempo, de parceiro-chave e de candidato à acessão à Organização.

Na reunião, os representantes brasileiros fizeram intervenções em diferentes sessões da Reunião da OCDE, especialmente as dedicadas à tributação, comércio internacional, financiamento ao desenvolvimento, sustentabilidade e inclusão social. Apresentaram as posições brasileiras, bem como os atributos e desenvolvimentos observados no País nessas mencionadas áreas. Mantiveram também reuniões bilaterais com seus homólogos à margem dos trabalhos da reunião.

Os esforços do Brasil na área ambiental, assim como as ações concretas pela sustentabilidade, foram destaques da fala do ministro Ciro Nogueira em  um dos grupos de discussão. “Para que o crescimento verde em escala global se estabeleça, ele precisará gerar oportunidades para todos os países e todas as pessoas”, disse.

A reunião foi também oportunidade para a delegação brasileira enfatizar a consonância do país com os princípios e valores fundamentais da OCDE. O Brasil está comprometido com o objetivo de iniciar sua acessão como membro pleno da Organização Em linha com esse compromisso, a delegação brasileira aproveitou a ocasião para salientar a importância da Organização na governança econômica global e o papel do Brasil no fortalecimento da OCDE em seu processo de ampliação.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.