Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu se encontram no Rio

O presidente eleito Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reuniram no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (28). É a primeira visita oficial de um primeiro-ministro israelense ao Brasil.

Estiveram também no encontro o futuro ministro  Paulo Guedes ,  filhos do presidente eleito, o embaixador de Israel no Brasil e o ministro de relações exteriores Ernesto Fraga. A polêmica mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel aviv para Jerusalém (cidade ainda em disputa, não reconhecida pela ONU como parte de Israel) é um dos fatores  que traz Netanyahu ao Brasil, após declarações de Bolsonaro durante a campanha que iria transferir a embaixada acompanhando a ação de Donald Trump em favor de Israel.

A imprensa brasileira ainda não foi informada sobre a reação do mundo árabe e sobre a presença de ministros de estado e ou presidentes árabes na posse que será realizada no dia primeiro de janeiro. Caso o plano de mudar a embaixada se concretize será a primeira vez que o Brasil se posiciona contra as resoluções da ONU e o direito internacional, podendo assim ser alvo de sanções politicas, econômicas e até mesmo um processo na corte internacional de Haia na Holanda.

Texto: Fabiana Ceyhan (Direitos Reservados)

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.