Bloomsday é comemorado em Brasília com apoio da embaixada da Irlanda – entenda os aspectos culturais do dia.

Foi comemorado  em Brasília o” Bloomsday “, o evento aconteceu no restaurante e livraria Sebinho, ontem 14 de junho. O embaixador da Irlanda Sean Roy  apoiou e participou do evento com a sua esposa  que cantou 2 músicas irlandesas junto com a banda  Tanaman Dùl.  A restaurante teve lotação máxima de público.

Foi montado um palco  uma palestra com o título “Dubliners/Saga da Publicação: Dublinenses/Estratégia da Tradução”. Mais uma vez a banda Tanaman Dùl cuidou da animação musical com peças baseadas na obra de James Joyce.No cardápio do almoço e do jantar,  foi servido um prato típico irlandês, com sobremesa, muita cerveja. leituras de trechos do Ulisses.

 

Sobre a data:

 

Bloomsday, comemorado em 16 de junho, é o dia instituído na irlandapara homenagear o personagem Leolpold Bloom protagonista de  Ulisses de  james Jouyce. Em todo o mundo, é o único dia dedicado ao personagem de um livro.

Bloomsday é comemorado na Irlanda e pelos amantes da  literatura  com diversos eventos oficiais e não oficiais. Também é comemorado todos os anos em vários lugares e em várias línguas. Em comum entre os muitos dedicados entusiastas e simpatizantes envolvidos nestas comemorações há o esforço por relembrar os acontecimentos vividos pelos personagens de Ulisses pelas  dezenove ruas da cidade de  Dublin

Ulisses narra os acontecimentos vividos pelo personagem  Leolpold Bloom durante 19 horas do dia  16 de junho de  1904 Joyce estabelece uma série de correspondências com a  Odisseia  de Homero seja entre os personagens ( Leolpold Bloom e  ulisses Molly Bloom )seja com referência aos acontecimentos narrados. A obra é considerada um dos marcos da  literatura ocidental contemporânea.

Há alguma controvérsia sobre o ano em que o Bloomsday começou a ser comemorado. Alguns especialistas indicam 1925 (três anos após o lançamento do livro); outros afirmam que foi na década de 1940 logo após a morte de Joyce, enquanto a hipótese mais aceita indica que foi em 1954 na data do quinquagésimo aniversário do dia retratado em Ulisses.

Hoje o Bloomsday é uma  efeméride inserida no calendário cultural de vários países e não se restringe ao círculo de leitores da obra (de aproximadamente 900 páginas).

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.