Celebrações do 75º aniversário de Independência da Índia em Brasília

Na ocasião da celebração do 75º aniversário Independência da Índia, o Presidente Jair Bolsonaro enviou cartas de felicitações ao Presidente Ram Nath Kovind e ao Primeiro Ministro Narendra Modi.

Em suas cartas, o Presidente Jair Bolsonaro disse que com sua significativa capacidade de produção de vacinas e medicamentos, a Índia tem um importante papel nos esforços mundiais para combater a pandemia da COVID-19 e esperava intensificar ainda mais a cooperação bilateral para superar este grande desafio. Referindo-se à sua visita de Estado à Índia em janeiro de 2020, o Presidente Bolsonaro disse que a parceria estratégica entre Brasil e Índia está se fortalecendo e que os acordos, assinados durante sua visita, estão aprofundando as relações políticas e econômicas bilaterais, assim como a cooperação em várias outras áreas. Com a Índia e o Brasil como membros não permanentes do Conselho de Segurança da ONU em 2022, Bolsonaro esperava que isso abrisse outra frente de diálogo sobre temas de paz e segurança, reforçando ao mesmo tempo a demanda comum pela reforma multilateral.

* Para celebrar o Dia da Independência, a Embaixada da índia em Brasília organizou uma recepção especial na noite do dia 17 de agosto de 2021. O evento de alto nível contou com a presença dos Ministros brasileiros, General Walter Souza Braga Netto, Ministro da Defesa; Marcelo Queiroga, Ministro da Saúde; Joaquim Alvaro Pereira Leite, Ministro do Meio Ambiente; e Roberto Campos Neto; Presidente do Banco Central do Brasil. O evento também contou com a presença de Senadores e Deputados Federais (ou seja, membros do Parlamento brasileiro); Membros do Governo brasileiro e representantes das Forças Armadas brasileiras; membros da comunidade diplomática estrangeira; jornalistas; comunidade indiana e amigos da Índia.

* Em seu discurso, o Embaixador destacou as várias iniciativas e projetos novos lançados pelo Governo da Índia sob a liderança visionária do Primeiro Ministro Shri. Narendra Modi. Ele falou sobre o Hidrogênio Verde e a Missão Nacional de Hidrogênio para fazer da Índia um centro global de produção e exportação de hidrogênio verde. Ele acrescentou que a missão não só ajudará a Índia a fazer novos progressos no campo da auto-suficiência energética, mas também se tornará uma nova inspiração para a transição da Energia Limpa em todo o mundo. O Embaixador também mencionou o Plano Diretor Nacional de Infraestrutura, ou seja, “Gati Shakti” de mais de 1,3 trilhões de dólares (100 lakh crores rupees), que lançará os fundamentos da infraestrutura holística e levará a um caminho integrado e holístico para a economia indiana. Ele acrescentou que o desenvolvimento em todas as partes da Índia, seja na Índia oriental, nordeste, Jammu-Kashmir, Ladakh, cinturão costeiro ou na região tribal,  tudo é inclusivo, versátil e completo e afirmou que o governo está preparando uma plataforma de comércio eletrônico para os produtos dos empresários de aldeias, para que eles consigam alcançar grande mercado interno e externo, em sintonia com o mantra do “Vocal para Local”. Ele ressaltou que a Índia estabeleceu uma meta de 450 GW de energia renovável até o final desta década, ou seja, 450 GW até 2030 e, deste total, a meta de 100 GW foi atingida antes do previsto. Ele acrescentou que a Índia estabeleceu uma meta de 10% de mistura de etanol na gasolina até 2022 e 20% de mistura de etanol até 2025, o que também ajudará a resolver a questão da poluição.

* A Embaixada também organizou uma sessão exclusiva de yoga no dia 12 de agosto de 2021 com S.E. Sra. Michelle Bolsonaro, Primeira Dama do Brasil como Convidada de Honra. Ela foi recebida com uma recepção tradicional e realizou uma asanas de yoga de 45 minutos vestindo a camiseta Índia@75. Honrando a cultura indiana, ela também usou um saree indiano na ocasião e plantou uma árvore Neem nas instalações da Embaixada.

* Em 15 de agosto de 2021, a Embaixada da Índia organizou uma cerimônia de hasteamento da bandeira e um Circuito de Cliclismo  da Amizade Índia-Brasil. O evento contou com a participação de Paco Britto, Vice-Governador, e Vanessa Mendonça, Secretária de Turismo do Distrito Federal, Brasília, e contou com a presença de membros da Missão junto com suas famílias, comunidade indiana e Amigos da Índia. O Embaixador Shri. Suresh Reddy hasteou a Bandeira Nacional que foi seguida pelo canto do Hino Nacional. O Embaixador também leu o discurso do Presidente da Índia à Nação.

* Para marcar as celebrações do Azadi ka Amrit Mahotsav, a Embaixada, em colaboração com o Distrito Federal, Brasília, e o grupo de ciclismo “Squadra”, organizou o Circuito de Cliclismo da Amizade Índia-Brasil no dia 15 de agosto de 2021. O circuito de ciclismo incluiu duas rotas, de 25 km e 75 km, e cobriu os principais atrativos turísticos de Brasília, promovendo o turismo local e divulgando a mensagem de um estilo de vida saudável e da mobilidade sustentável. Cerca de 150 pessoas participaram do evento.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.