Atualização da situação no Território da União de Jammu e Caxemira Destaques da semana (10-17 de julho de 2020)

Desenvolvimento:

1. Em um grande impulso no setor de energia na Caxemira, 10 projetos de energia no valor de 190 milhões de rupias indianas foram virtualmente inaugurados em 13 dejulho de 2020 para 5 distritos, a saber, Srinagar, Shopian, Anantnag, Budgam e Kulgam. Esses projetos ajudarão a aliviar a situação de energia elétrica para pelo menos 15.000 famílias e reduzirão o cerceamento de energia para 6-8 horas durante o inverno.Além disso, foram lançadas pedras de fundação para mais 7 projetos de valor superior a 300 milhões de rupias indianas para 4 distritos, especificamente, Srinagar,Pulwama, Anantnag e Baramulla.

2. O tenente governador GC Murmu visitou Pulwama e inaugurou virtualmente projetos de desenvolvimento de valor superior a 910 milhões de rupias indianas. Eletambém interagiu com várias delegações e representantes públicos e salientou a participação pública e o processo de planejamento de baixo para cima para alcançar o desenvolvimento holístico. Ele também visitou Bandipora e inaugurou virtualmente seis projetos de desenvolvimento de valor superior a 80 milhões de rupias indianas,além de lançar as pedras fundamentais de cinco projetos de valor superior a 210 milhões de rupias indianas.

3. Através do esquema centralmente patrocinado – “Saubhagya“, muitos vilarejos remotos na área de Kellar, no distrito de Shopian, no sul da Caxemira, agora receberam conexão elétrica pela primeira vez. (*O esquema Saubhagya é um projeto do governo da Índia para levar energia elétrica a todos os domicílios.)

Educação:

4. O tenente governador GC Murmu inaugurou virtualmente 15 importantes projetos de infraestrutura do Departamento de Educação Escolar de valor superior a 140 milhões de rupias indianas, em 13 de julho de 2020. Em uma declaração, ele enfatizoua priorização do desenvolvimento da infraestrutura em áreas remotas, redobrando os esforços para reformas educacionais, a fim de melhorar a educação em Jammu e na Caxemira. Os projetos inaugurados incluem: construção de 100 albergues com camas para meninas em Kishtwar e Rajouri, construção de Prédios de Ensino Médio de 10 salas em Ganderbal e Srinagar, construção de Kasturba Gandhi Balika Vidyalaya (KGBV) em Srinagar, construção de uma Escola Secundária Modelo para Meninas em Rajouri, entre outros.

Governança / Bem-Estar:

5. Em Jammu e Caxemira foi concluído o lançamento da primeira fase do esquema One Nation One Ration Card. As transações interestaduais, interdistritais e entredivisões administrativas baseadas no Aadhar (número de identificação pessoal) possibilitaram autenticação biométrica na máquina eletrônica de ponto de venda e foram concluídas em todos os distritos. Sob essa iniciativa, os beneficiários elegíveis de qualquer estado e território da união serão capazes de obter seus grãos de alimentos sob a Lei Nacional de Segurança Alimentar (NFSA) em qualquer loja de baixo custo no país com portabilidade interestadual.

Econômico:

6. O Banco de Jammu e Caxemira subiu para a posição número quatro entre todos os bancos da Índia, alcançando metas em transações de pagamento digital até 14de julho do atual exercício financeiro, superando muitos outros players do mercado superiores. O banco mostrou fortes pegadas digitais na continuação de sua missão no sentido de ajudar a missão ‘Índia Digital’. O banco capturou transações depagamento digital 18,3 milhões de rupias indianas no primeiro trimestre do atual exercício financeiro.

7. A 49ª IHGF (Feira de Artesanato e Presentes da Índia) da Feira de Délhi, Edição Virtual, que começou em 13 de julho de 2020, é a maior plataforma online B2B do paísnos setores de casa, moda, estilo de vida, têxteis e móveis. O Departamento de Artesanato e Teares Manuais de Jammu e da Caxemira fez acordos especiais para patrocinar exportadores de Jammu e Caxemira na feira e verá até 38 líderes exportadores de artesanato de Jammu e Caxemira participarem da feira.

Turismo:

8. O governo de Jammu e Caxemira decidiu abrir o Território da União de Jammu e Caxemira para o turismo de forma fragmentada a partir de 14 de julho de 2020 eemitiu um conjunto de diretrizes para o mesmo. A primeira fase verá turistas chegando apenas por via aérea. As diretrizes emitidas, nomeadamente, incluem testes obrigatórios de RT-PCR de todos os turistas na chegada, requisito obrigatório para todos os turistas terem o aplicativo móvel Aarogya Setu instalado em seus smartphones e fazer atualizações regulares sobre sua saúde, entre outros.

Covid-19:

9. Em 16 de julho de 2020, o número total de casos positivos em Jammu e na Caxemira é 12156, dos quais 5488 são casos ativos, com 222 mortes e 6446 recuperações. Entre os casos ativos, 4601 estão na divisão Caxemira e os 887 restantes estão na divisão Jammu. Entre os distritos dos Territórios da União de Jammue Caxemira, o número máximo de casos positivos está em Srinagar, com 2345 casos.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.