Atrações de gelo e neve aquecem economia de inverno na China

Harbin Ice-Snow World é um renomado parque temático, com cerca de 250.000m³ de gelo e neve

O Harbin Ice-Snow World, um renomado parque temático de gelo e neve na Província de Heilongjiang, no nordeste da China, recebeu seus primeiros visitantes para a temporada de inverno.

Cerca de 250.000 metros cúbicos de gelo e neve foram transformados em paisagens e esculturas atraentes. Neste país das maravilhas de gelo e neve, os visitantes podem admirar vários “edifícios” feitos de gelo e neve, bem como desfrutar de instalações divertidas, como o escorregador de gelo de 500 metros de comprimento. Os turistas relutam em deixar o espetacular reino de 810.000 metros quadrados.

O gelo e a neve não apenas criaram uma movimentada cena turística em Heilongjiang, a província mais setentrional da China, mas também oportunidades de negócios para várias indústrias relacionadas à neve gelada, aquecendo assim a economia local.

“É a primeira vez que vejo neve, e as paisagens de gelo e neve de Harbin são verdadeiramente espetaculares. Gostei da vista da paisagem noturna de Harbin da roda-gigante”, disse Cai Sijia, visitante da Província de Guangdong, no sul da China.

Harbin, a capital da Província de Heilongjiang, tem abundantes recursos de gelo e neve, tornando-se um destino popular para o turismo de inverno na China e atraindo inúmeros turistas de casa e do exterior.

“Estar em Harbin tem sido uma experiência muito legal”, disse o turista americano Daniel Robert. “A arquitetura de gelo e neve aqui é magnífica. Sou fascinado pelas esculturas de neve e tirei muitas fotos.”

Mesmo durante a noite, quando as temperaturas em Harbin caíram para abaixo de 20 graus Celsius negativos, o estacionamento ao ar livre no Harbin Ice-Snow World permaneceu totalmente ocupado, forçando os recém-chegados a fazer fila por uma vaga.

Em novembro, uma série de nevascas na Província de Heilongjiang desencadeou um frenesi de esqui. Yabuli, um renomado resort de esqui em Harbin, viu um aumento no número de visitantes desde sua abertura oficial em 9 de novembro, com centenas de milhares de turistas chegando às pistas.

Wang Hongxin, diretor do departamento municipal de cultura, rádio, televisão e turismo de Harbin, anunciou que Harbin sediará centenas de atividades de gelo e neve para promover o turismo durante esta temporada de inverno.

Yabuli, a estância de esqui, tem estado empenhada em melhorar a sua infraestrutura e serviços. “Introduzimos mais fornecedores de catering e, em preparação para os próximos Jogos Asiáticos de Inverno, sediaremos vários eventos, incluindo uma competição nacional de esqui universitário, uma competição nacional de esqui alpino e uma competição de snowboard”, disse He Huijie, gerente geral do Yabuli Sun Mountain Resort.

Além do turismo, a indústria de fabricação de equipamentos esportivos de inverno na Província de Heilongjiang também está prosperando. A produção de patins no gelo, esquis e snowboards, entre outros produtos, tem injetado vitalidade na economia local.

Na oficina de produção da Qitaihe Banner Sports Equipment Technology Co., Ltd., os trabalhadores estão ocupados alcançando os pedidos recebidos. “Os esportes de gelo e neve estão se tornando cada vez mais populares, e tenho confiança no futuro”, disse Wang Shuai, gerente da empresa.

Na cidade de Heihe, na fronteira China-Rússia, a indústria de testes de carros da região fria atrai mais de 100 empresas automobilísticas a cada inverno para realizar testes de resistência ao frio, aumentando assim o consumo local.

“Os hotéis são difíceis de reservar, e a indústria automotiva impulsionou o desenvolvimento do setor de serviços em Heihe”, disse Wang Yulong, diretor do departamento de indústria e tecnologia da informação de Heihe.

Dados mostram que, nos últimos anos, a indústria de testes de carros foi capaz de trazer ao setor de serviços em Heihe uma renda de mais de 400 milhões de yuans (cerca de US$ 56,33 milhões) a cada inverno, incluindo a renda dos setores de hospitalidade, catering, varejo e transporte.

As informações são da Agência Xinhua

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.