Aprovação dos Acordos de Cooperação e Facilitação de Investimentos e de Cooperação e Assistencia Mutua em Materia Aduaneira

O Embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Sua Excelência Saleh Alsuwaidi, participou no dia 04 de maio no plenário do Senado Federal, presidido por Sua Excelência Rodrigo Pacheco, da aprovação do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos e do Acordo de Cooperação e Assistência Mútua em Assuntos Aduaneiros assinado entre os Emirados Árabes Unidos e a República Federativa do Brasil em 2019. O senador Espiridiao Amin, relator dos acordos, acompanhou o embaixador dos Emirados Árabes Unidos neste momento marcante.

O Embaixador dos Emirados destacou a parceria estratégica entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos e o impacto especial desses acordos de futuros investimentos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil. Sua Excelencia também mencionou a recente visita do Presidente Lula aos Emirados Árabes Unidos e afirmou que a entrada em vigor desses acordos não só impulsionará os investimentos como elevará o relacionamento bilateral a patamares superiores e ampliará a cooperação em diversos setores como sustentabilidade, infraestrutura, energia e segurança alimentar.

O modelo do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos foi criado pelo Brasil a partir de consultas ao setor privado, com foco em melhorias no ambiente de negócios, com aprimoramento da governança institucional, adoção de mecanismos de mitigação de riscos e prevenção de conflitos, bem como desenvolvimento de agendas com temas de interesse dos países para cooperação e facilitação de investimentos.

Finalmente, o Embaixador Alsuwaidi gostaria de agradecer a todos que se envolveram e apoiaram o processo de aprovação desses Acordos.

Compartilhe

Brasília in Foco