Alemanha tem vagas para estrangeiros na área de tecnologia

A Alemanha é uma das potências econômicas do mundo. Em 2024, o país oferecerá pelo menos 36 mil vagas abertas na área de tecnologia.

A associação digital Bitkom indica que as empresas de TIC (tecnologia da informação)  (Tecnologia da Informação e Comunicação) devem crescer, portanto, três a quatro vezes mais rapidamente do que a economia do país.

No ano passado, foram criados 28.000 novos empregos nessa área, pois é um segmento “à prova de crises”, segundo os especialistas. O presidente da Bitkom, Ralf Wintergerst, disse que “o digital é a resposta aos desafios atuais da economia, da sociedade e do Estado. A nossa resolução para 2024 deve ser: mais determinação na digitalização e mais liberdade para inovação”.

Para este ano, a previsão é de mais investimento das empresas de TIC. Por exemplo, 22% querem aumentar os seus investimentos e 61%irão manter as despesas constantes.

Existem diferentes oportunidades para profissionais estrangeiros que desejam trabalhar no país europeu. O negócio de software está crescendo fortemente, com um crescimento de 9,4% no último ano. As plataformas de desenvolvimento, teste e fornecimento de software também crescem acima da média, em 12,3%. A nova área da inteligência artificial tem um espaço ainda maior, com aumento para 38,3%, em negócios que ultrapassaram  1,4 bilhões de euros em 2023.

Conforme o portal BoldData, a Alemanha tem mais de 130 mil empresas de tecnologia. A maioria delas está na capital Berlim (7,3%), Hamburgo aparece em segundo lugar (4,4%), e Munique ocupa a terceira posição, com 4,3%.

Requisitos e locais de inscrição

Lembrando que é necessário comprovar a qualificação como trabalhador qualificado e cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter qualificações comparáveis, adquiridas por meio de experiências profissionais ao longo de pelo menos três anos durante os últimos sete anos;
  • Ter conhecimento nível B1 na língua alemã (em alguns casos um certificado de proficiência em inglês pode ser o suficiente).

Veja abaixo os portais de carreira das companhias que oferecem vagas na Alemanha. Siga as instruções para enviar seu currículo. O processo de contratação muitas vezes inclui uma entrevista após a análise do currículo.

Korber

Hewlett-Packard

DATEV

TK Elevator

IBM

Deutsche Telekom

Dell

Fujitsu

T-Systems International

Microsoft

SAP

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.