Alemanha comemorou os 27 anos de reunificação em 3 de outubro

 

 

:

3 de outubro, a Alemanha comemorou  os 27 anos da sua reunificação e a Embaixada do país em Brasília promoveu uma grande festa com direito a Banda de Rock  ,dança e gastronomia local,A presença de vários Embaixadores foi marcante e também representantes do Itamaraty.A  festa foi na própria sede da Embaixada .

Depois da Segunda Guerra Mundial, o país foi dividido em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental. O muro que atravessava Berlim e separava as pessoas do leste das pessoas do oeste da cidade tornou-se símbolo dessa divisão.

A Revolução Pacífica das pessoas na RDA começou em setembro de 1989 com as manifestações das segundas-feiras em Leipzig. Por causa da pressão contínua da sociedade, a RDA abriu a passagem para a parte ocidental de Berlim na noite de 9 de novembro de 1989.

Foi essa Revolução que levou à queda do Muro e a derrota do partido político SED. Em 1990, nas eleições livres na Câmera Popular da RDA, a coligação “Allianz für Deutschland” (Aliança para Alemanha), que se comprometeu para uma Reunificação rápida recebeu o maior número de votos. Nas negociações do “Tratado Dois-mais-Quatro” entre os dois Estados alemães e as Quatro Potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial (França, Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos), foi firmada a base da soberania plena da Alemanha.

Esse Tratado passou a reconhecer as fronteiras externas foram como definitivas. Isso abriu caminho ao Tratado de Reunificação, que foi assinado pelo Ministro Federal do Interior, Wolfgang Schäuble, e o Secretário de Estado da RDA, Günther Krause, final de agosto. Esse tratado regulamenta a base jurídica da adesão da RDA à República Federal da Alemanha e assim a Reunificação da Alemanha em 3 de outubro de 1990.

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.