Agência Francesa de Desenvolvimento assina novos acordos na ordem de 175 milhões de euros


Os projetos financiados se enquadram nos Objetivos de
Desenvolvimento Sustentável – ODS


O Diretor-geral da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Remy Rioux, está no Brasil para firmar novas parcerias que visam estreitar os laços entre o Brasil e França através do apoio à implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os novos contratos somam cerca de 175 milhões de euros e envolvem três parceiros importantes: Banco do Brasil (BB), no valor de 100 milhões de euros; Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA), no valor de 30 milhões de euros; e Companhia de Águas de Joinville (CAJ), no valor de 45 milhões de euros.


A parceria entre AFD e Banco do Brasil fará com que 100 milhões de euros sejam destinados a financiamentos de projetos de energia renovável. O acordo terá um prazo total de 10 anos e contará ainda com valores destinados à cooperação técnica, estimados em 300 mil euros, para apoiar o banco na sua estratégia de riscos climáticos. Os recursos do acordo entre a AFD e a Companhia Águas de Joinville serão destinados a projetos de água e esgoto, com foco na redução de perdas, melhoria da segurança hídrica e avanços na cobertura de esgotamento sanitário no município de Joinville, no estado de Santa Catarina.

Este financiamento permitirá ampliar a ação da AFD em apoio aos desafios de implementação do marco legal do saneamento no país, que constitui um eixo de atuação importante para a parceria econômica e técnica entre a França e o Brasil. Na colaboração com o FONPLATA, a AFD visa apoiar o crescimento e a diversificação das atividades do banco, promovendo o financiamento de investimentos sustentáveis, com projetos que apresentem cobenefícios climáticos e que contribuam para o alcance dos ODS. O acordo irá abranger, além do Brasil, Argentina e Bolívia, e terá um prazo total de 12 anos.

Além disso, um valor adicional de 400 mil euros será destinado ao financiamento de um programa de cooperação técnica que apoiará o FONPLATA durante a implementação do projeto.As operações previstas são destinadas ao financiamento de Estados e Municípios no Brasil, além da Argentina e da Bolívia, com foco em projetos de infraestrutura de saneamento, incluindo o tratamento de esgoto e resíduos sólidos, energia renovável e eficiência energética,transporte limpo, mobilidade urbana, transição da infraestrutura para cidades inteligentes e adaptação a mudanças climáticas e saúde

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.