Adidância Militar da Turquia comemora o dia 30 de agosto na sede da embaixada

O Coronel Serdar Apaydin e sua esposa Isil Apaydin  e o embaixador Ali Kaya foram os anfitriões da recepção que celebrou a vitória de 30 de agosto de 1922 e é comemorada pelos turcos todos os anos na mesma data. O evento contou com a presença de adidos militares de vários países e o Coronel Serdar, agradeceu a presença de todos os colegas e enfatizou as excelentes relações na área da defesa entre o Brasil e a Turquia.

 O Fato Histórico:

Como consequência da Primeira Guerra Mundial, as tentativas de ocupação  nos territórios da Anatólia foram somadas à derrota do  Império  otomano e à ocupação de forças estrangeiras. Desta forma, começou a Luta pela Independência, que duraria alguns anos. A última etapa da Guerra da Independência foi a Batalha de Dumplupinar, da qual emergiu triunfalmente em 30 de agosto de 1922. Esta vitória  culminou   na  fundação da República da Turquia independente.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.