Acordo torna Brasília e Lisboa cidades irmãs

Embaixador de Portugal, Luis Faro Ramos, participou da cerimônia de oficialização no Palácio do Buriti

Brasília e Lisboa se tornaram cidades irmãs nesta quinta-feira (23). O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Manuel Félix Moedas, assinaram um acordo de irmanação, no Palácio do Buriti. O documento abre possibilidades para que as duas capitais, a partir de agora, possam realizar cooperação com mais facilidade.

O governador recebeu o presidente da Câmara portuguesa – que tem status de prefeito em Lisboa – juntamente com o secretário-geral da Câmara Municipal de Lisboa, Alberto Luis Fernandes Laplaine; o embaixador de Portugal no Brasil, Luis Faro Ramos; e o secretário de Relações Internacionais do Distrito Federal, Paco Britto.

Com o acordo de irmanação assinado, tanto o DF quanto Lisboa podem promover ações de desenvolvimento em diversas áreas, como desenvolvimento econômico, comércio, investimentos, educação, ciência e tecnologia, cultura, mobilidade, sustentabilidade, desenvolvimento social e combate à corrupção.

O acordo não envolve transferência de recursos financeiros entre as partes, mas cria a possibilidade de ambas as cidades buscarem parcerias para desenvolverem projetos em conjunto.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.