Brasil e Portugal assinam acordo para fortalecer iniciativas de popularização da ciência

Objetivo é promover troca de experiências e intercâmbio entre os países

Brasil e Portugal assinaram nesta quinta-feira (23) memorando de entendimento para fortalecer ações de popularização da ciência. O documento foi firmado pelo secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, e a presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosalia Vargas, durante a Semana da Ciência e da Tecnologia realizada pelo governo português, em Lisboa.

O objetivo é promover a cultura científica e tecnológica no Brasil e em Portugal; atrair jovens para a área; desenvolver ações de popularização; preservar o patrimônio cultural; e incentivar a colaboração entre museus e centros de ciência, escolas e instituições científicas dos dois países.

“A assinatura deste memorando é estratégica para os países irmãos desenvolverem ações conjuntas que envolvem ciência, educação e cultura, e promoverem troca de experiências e intercâmbio entre o nosso programa Pop Ciência e o Ciência Viva. Isso vai estimular educadores e pesquisadores, a formação de recursos humanos, além da integração para a construção de programas temáticos”, ressalta o secretário.

A Semana da Ciência e da Tecnologia de Portugal é realizada até domingo (26) em 18 distritos portugueses. São mais de 800 atividades envolvendo instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência em todo o país.

Nesta sexta-feira (24), é celebrado o Dia Nacional da Cultura Científica. A data homenageia o professor, poeta e divulgador de ciência Rómulo de Carvalho. A data foi estabelecida em 1996, para a celebração da cultura científica no país e, mais tarde, em 1997, a comemoração foi estendida a uma semana de ações.

As informações são do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.