Abdel Fatah al-Sissi é reeleito para terceiro mandato como presidente do Egito

Ex-militar de 69 anos lidera o país desde 2013

O presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sissi, terá um terceiro mandato de seis anos após ser reeleito com 89,6% dos votos. O chefe de Estado de 69 anos é ex-militar e já governa o Egito desde 2013. Ele inicia seu novo mandato em abril, após uma mudança recente na Constituição que estendeu a duração do mandato presidencial de quatro para seis anos e ampliou o limite de dois para três mandatos consecutivos.

As eleições foram realizadas entre 10 e 12 de dezembro no país mais povoado do mundo árabe, com 106 milhões de habitantes. Mais de 39 milhões votaram em Sissi, com uma taxa de participação de 66,8% do eleitorado comparecendo às urnas.

Conforme a imprensa egípcia, uma grande parte da população considera que ele conseguiu devolver a tranquilidade ao país, que enfrentou agitações na chamada “Primavera Árabe” de 2011 e resultou na queda de Hosni Mubarak, que esteve no poder por 30 anos.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.