Palestra na Embaixada da Itália apresentará o cenário de interlocução e troca cultural entre Itália e Brasil e a relevante contribuição italiana na arquitetura moderna do Brasil.

O edifício da Embaixada da Itália em Brasília: quando o design incorpora a eficiência

A palestra apresentará o cenário de interlocução e troca cultural entre Itália e Brasil e a relevante contribuição italiana na arquitetura moderna do Brasil.

Esse contexto historico de efervescência cultural, arquitetônica e urbanística brasileira foi o catalisador da construção do edifício da Embaixada da Itália em Brasília, obra do gênio da engenharia Pier Luigi Nervi. Com sua ultima obra, Nervi consolida sua principal contribuição ao movimento moderno, uma atitude rigorosa frente ao conhecimento da técnica.

O processo criativo de Nervi é pautado pelo conhecimento continuo da matéria; em cada projeto ele implementou e experimentou uma original proposta estrutural. Nervi incorpora a eficiência nos seus projetos, que se concretiza na racionalidade geométrica do seu pensamento espacial.

A partir deste exemplo será abordada uma concepção de sustentabilidade com base no uso eficiente da matéria prima.

16.4, 18H30, Sala Nervi da Embaixada da Itália

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.