Em 21 de fevereiro é comemorado o “Dia do Migrante Italiano”, instituído pelo Congresso Nacional do Brasil em 2008 para homenagear os milhões de cidadãos italianos que, há muito tempo, a partir da expedição do pioneiro Pietro Tabacchi, que chegou ao Brasil em 21 de fevereiro de 1874, contribuíram para o desenvolvimento do Brasil.
O legado dos pequenos e grandes sucessos dessas comunidades que se enraizaram no país nos dá até hoje um sentimento de familiaridade e proximidade entre o Brasil e a Itália, consolidado pela experiência de uma integração bem sucedida em nível industrial, tecnológico, econômico, cultural, arquitetônico, culinário e até mesmo linguístico. As aproximadamente 1.000 empresas italianas que operam hoje no Brasil continuam a contribuir para o crescimento econômico do país, garantindo empregos, prosperidade e desenvolvimento humano.
A rede diplomático-consular italiana no Brasil, que atende mais de 680.000 italianos residentes no país, está ciente da importância de manter viva esta frutífera relação, tanto bilateralmente como com os cerca de 32 milhões de brasileiros de ascendência italiana, e continuará a trabalhar para consolidá-la, aprofundá-la e expandi-la cada vez mais.
Viva a Comunidade Ítalo-Brasileira, viva o Brasil e viva a Itália!
*
L’Ambasciata d’Italia commemora la “Giornata del migrante italiano”
Il 21 febbraio si celebra la “Giornata del migrante italiano”, istituita dal Congresso nazionale brasiliano nel 2008 per omaggiare i milioni di cittadini italiani che, da secoli, a partire dalla spedizione del pioniere Pietro Tabacchi giunto in Brasile il 21 febbraio del 1874, hanno contribuito allo sviluppo del Brasile.
L’eredità dei piccoli e grandi successi di quelle comunità radicatesi nel Paese restituiscono ancora ai giorni nostri un senso di familiarità e di prossimità tra Brasile e Italia, consolidato dall’esperienza di un’integrazione di successo a livello industriale, tecnologico, economico, culturale, architettonico, culinario e perfino linguistico.