O Chanceler paraguaio,Luis Castiglioni, Informou hoje, 05 de setembro, em uma coletiva de imprensa em assunção, que seu governo retornará a embaixada para Tel Aviv, e não mais em Jerusalém como havia sido decido em maio de 2018. Segundo o comunicado a República do Paraguai considera que o conflito deve ser resolvido através de negociações e esforços diplomáticos respeitando as resoluções da ONU e o direito internacional que reconhece os dois estados.
” A república do Paraguai, reafirma sua vocação em manter excelentes vínculos de amizade e cooperação com os estados de Israel e Palestina, baseados em princípios e valores compartilhados”, declarou o Chanceler.
O Conflito Israel- Palestino tem chamado á atenção das Nações Unidas e aparente violação de direitos e tem causado desconforto na comunidade internacional. Na semana passada França, Bélgica e Japão repudiaram a decisão ilegal( Perante o conselho de segurança das Nações Unidas) de israel de expandir os assentamentos construindo mais de duas mil casas ( assentamentos)para que colonos israelenses ocupem a área.