Foi realizado no sábado, 4 de agosto, um jogo de Cricket promovido pelas embaixadas da Austrália e do Reino Unido em Brasília. Ambos os países formaram os times e jogaram, porém os grupos eram de pessoas de diferentes nacionalidades, entre eles estavam brasileiros, indianos, franceses, paquistaneses e obviamente ingleses e australianos. A partida começou as 10 da manhã terminando as 4 da tarde, a vitória foi do time do Reino Unido .
A mineira, capitã da seleção brasileira de cricket, Roberta Avery, conversou com o Brasilia in Foco e ao ser questionada sobre o que considera um ponto diferente no esporte, que pode também ser visto como uma vantagem, ela diz que a cordialidade e respeito que são regras pétreas neste esporte, segunda Roberta , o nível de respeito é muito alto e as pessoas que se envolvem com o esporte acabam sendo moldadas para seguir aquelas regras e o cricket, quando ensinado desde a infância, pode também ajudar a moldar o caráter. ” Não podemos comemorar a perda e os erros dos adversários, somos encorajados a sermos melhores em campo, mas nunca a diminuir nossos concorrentes”.
Para a jogadora da seleção brasileira de Cricket, a brasiliense Denise Souza, o esporte trabalha com a inclusão social , e até mesmo a ascensão . Denise afirma que se dedica muito, porém , paga tudo de seu próprio bolso , inclusive está se preparando para o campeonato que acontecerá na Colômbia com seus próprios recursos.
O maior número de projetos relacionados ao cricket hoje, se encontram na cidade mineira , Poços de Caldas, onde existem 1250 crianças jogando cricket , crianças de escolas públicas e há um incentivo da administração municipal para o projeto que é administrado pelo Inglês Matt Featherstone, Presidente do Cricket Brasil, que esteve também em Brasília e jogou no time que representou seu país. Para mais informações acesse www.brasilcricket.org
Todo esporte é inclusivo e faz bem, porém nem todos se indentificam com apenas um estilo, o cricket é uma opção excelente onde a disciplina e o trabalho em equipe são fantásticos.
As Embaixadas da Austrália e do Reino Unido incentivam todos os anos este evento beneficente , o qual após o jogo comemoram com um baile em uma das residências oficiais e a verba arrecadada dos convites vendidos é remetida ao incentivo do esporte no Brasil. Atualmente em Brasília existem também projetos com crianças do São Sebastião e outras áreas da Capital Federal.