O jornalista político Leandro Mazzini, 49, lançará em agosto seu novo livro, “Depois do Papel – a reinvenção da imprensa na era da internet” (Ed. Senac-DF), uma análise dos últimos 25 anos do cenário das redações, dos jornais impressos e a migração para o online/noticiário em tempo real.
“Os jornais terão naming rights – serão controlados por bancos, operadoras de telefonias, big techs e outros conglomerados que têm e querem controle de dados e informação. Hoje eles já estão disfarçados de investidores ou pagando publicidade”.
Num cenário que prevê o redesenho da estrutura das redações e das empresas jornalísticas, também aposta na reinvenção do modelo de negócio. “o jornal impresso morreu, mas o velório é caro. Raramente hoje alguém comprará uma gráfica e o “sucateamento” dela é caro. em menos de 10 anos, haverá uma inevitável transição para um semanário impresso ou direto para o online, sumindo a edição impressa de vez”.
Mas o principal, segundo Mazzini: “o jornalismo nunca morrerá, apenas se reinventa. Daí o título do livro”. Nele, Mazzini também passeia entre capítulos pela história da Coluna Esplanada, de bastidores dos três Poderes, que criou em 2011 e edita. Hoje a publicação é reproduzida diariamente em mais de 60 jornais e portais de todos os Estados.
O lançamento de “Depois do Papel” será dia 28 de agosto, a partir das 16h, na Casa de Chá da Praça dos Três Poderes na Esplanada.









