Camões – Centro cultural português

0
37
Brasilia, Federal District, Brazil - May 27, 2007: Brazil's Bicameral National Congress is part of the city's main monuments and was projected by the brazilian architect Oscar Niemeyer. Since the 1960s, the National Congress has been located in Brasília. The semi-sphere on the left represents the Senate, and the semi-sphere on the right is the Chamber of the Deputies.

AGENDA CULTURAL | 18 A 30 DE NOVEMBRO 2024

INICIATIVAS EM BRASÍLIA

LANÇAMENTO DO LIVRO “A CEGUEIRA DO RIO” DE MIA COUTO

23 de novembro | 16h00
Camões – Centro Cultural Português

A Embaixada de Portugal e o Camões Brasília, em parceria com a Companhia das Letras, convidam para o lançamento do livro “A Cegueira do Rio”, de Mia Couto, no dia 23 de novembro, no auditório Camões da Embaixada de Portugal.

A escritora e jornalista brasiliense Paulliny Tort conversa com o premiado escritor moçambicano.

Publicado pela Companhia das Letras, “A cegueira do rio” leva-nos a uma aldeia do Norte de Moçambique, em agosto de 1914, no início da Primeira Guerra Mundial no continente africano.
O primeiro incidente militar despoleta, também, uma série de misteriosos eventos que culminam com o desaparecimento da escrita no mundo. Livros, relatórios, documentos, fotografias, mapas surgem deslavados e ninguém parece ser capaz de dominar a arte da escrita. Os habitantes dessa aldeia são chamados a restabelecer a ordem no mundo, ensinando aos europeus o ofício da escrita e as artes da navegação.

Entrada livre mediante lotação da sala.
Livros à venda no local.

FESTIVAL FADO EM BRASÍLIA COM RAQUEL TAVARES E ANTÓNIO ZAMBUJO
25 de novembro | 20h30 – Raquel Tavares
26 de novembro | 20h30 – António Zambujo
Auditório do Museu Nacional da República | Brasília

O Festival Fado desembarca em Brasília pela primeira vez, nos dias 25 e 26 de novembro, com o tema o Fado e a Liberdade.

Raquel Tavares é uma das mais importantes vozes do fado contemporâneo. Nascida em Lisboa em 1985, começou a cantar fado desde muito jovem, vencendo a Grande Noite do Fado aos 12 anos. Com 14, lançou seu primeiro álbum e, ao longo da carreira, ganhou o Prémio Revelação pela Fundação Amália Rodrigues.

António Zambujo é uma das grandes referências da música portuguesa, misturando fado e cante alentejano com influências brasileiras.

Ingressos: site “Ingresso Digital” através dos links: Raquel Tavares e António Zambujo
O Festival Fado tem o apoio institucional da Embaixada de Portugal e do Camões Brasília.

CONFERÊNCIA “O FADO E A LIBERDADE” COM RODRIGO COSTA FÉLIX
25 de novembro | 18h00
Auditório Camões – Embaixada de Portugal em Brasília

Rodrigo Costa Félix é fadista profissional há 30 anos e uma das maiores referências da sua geração. A sua vasta experiência e o seu profundo conhecimento do universo do Fado permitem-lhe avaliar de forma clara e informada o impacto e os efeitos das novas abordagens e influências nesta música popular, de raiz urbana, que faz parte, desde 2011, do Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

A Conferência: “O Fado e a Liberdade” trata do Fado como música urbana por excelência, porque o Fado sempre soube ser inconformado, independente e livre.

Entrada livre

EXIBIÇÃO DO FILME ” O CÔNSUL DE BORDÉUS” DE FRANCISCO MANSO E JOÃO CORREA | 2011, 90 MIN
26 de novembro | 18h00
Auditório Camões – Embaixada de Portugal em Brasília

O Cônsul de Bordéus
Aristides de Sousa Mendes, protagonizado por Vitor Norte, é a figura central deste filme que relata a história do cônsul de Portugal em Bordéus no período da Segunda Guerra Mundial.

Integra a banda sonora deste filme a fadista Lina Rodrigues que dá a voz a três temas musicados por Henri Seroka para a Orquestra de Viana do Castelo.

Entrada Livre