Uma iniciativa para melhorar a colaboração para a segurança alimentar foi anunciada pelo Ministério das Relações Exteriores, envolvendo Brasil. Emirados Árabe e Cuba.
O acordo foi alinhavado durante a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), realizada em Dubai, no ano passado.
A iniciativa de cooperação tripartite tem como objetivo entregar ajuda alimentar no valor de US$ 50 milhões, que será enviada do Brasil.
A parceria faz parte dos esforços conjuntos destinados a desenvolver sistemas alimentares resilientes, agricultura sustentável e incentivar a ação climática.
Por meio da iniciativa, os Emirados Árabes Unidos fornecerão apoio financeiro para aumentar a resiliência e a adaptabilidade dos sistemas alimentares e aumentarão os investimentos em projetos especializados na produção, distribuição e suporte de sistemas alimentares nutricionais, saudáveis e sustentáveis, além de fortalecer a segurança alimentar em colaboração com o Brasil e Cuba.
Reem Bint Ebrahim Al Hashimy, Ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados, disse: “Essa iniciativa contribuirá para proteger o meio ambiente e limitar as repercussões das mudanças climáticas que afetam os produtores de alimentos. Ela também afirma o compromisso mútuo de abordar os desafios globais críticos e apoiar soluções sustentáveis no âmbito da segurança alimentar”.
Al Hashimy acrescentou: “Essa iniciativa personifica os compromissos dos Emirados Árabes Unidos de enfrentar os desafios globais, especialmente aqueles relacionados às mudanças climáticas e à segurança alimentar, e enfatiza o compromisso do país com a sustentabilidade e a energia renovável, em reconhecimento à importância da ação coletiva sobre as mudanças climáticas e a sustentabilidade nos níveis bilateral e multilateral.”
O Diretor da Agência Brasileira de Cooperação, embaixador Ruy Pereira, afirmou que “graças a essa operação concertada, o Brasil, os Emirados Árabes Unidos e Cuba tornam pública sua forte disposição de colaborar conjuntamente para apoiar a segurança alimentar e nutricional da população cubana”.
Notadamente, a Declaração da COP28 dos Emirados Árabes Unidos sobre Sistemas Alimentares, Agricultura Sustentável e Ação Climática foi aprovada por 150 países. A conferência conseguiu levantar e estimular mais de US$ 85 bilhões em financiamento e lançou 11 compromissos e declarações que receberam apoio internacional histórico.
Como anfitrião do G20 em 2024, o Brasil tem certeza de que a iniciativa conjunta com os Emirados Árabes Unidos e Cuba se alinhará ao trabalho da Força-Tarefa para o estabelecimento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
No âmbito da iniciativa, Cuba recebeu, em 12 de fevereiro, um lote de 125 toneladas de leite em pó produzido no Brasil. Carregamentos adicionais de leite, arroz, milho e soja serão enviados nos próximos meses.
As informações são da Agência Brasileira de Cooperação.