Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, trata de cooperação com o Pará

0
18

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representada pelo secretário Paulo Bengtson, participou nesta quinta-feira (11), em Brasília (DF), de nova reunião com o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov. O encontro ocorreu na sede da Embaixada da República do Cazaquistão, e visa impulsionar a cooperação para o desenvolvimento sustentável e fomentar as relações comerciais e institucionais entre o Estado do Pará e o país asiático.

Esta foi a segunda reunião entre o titular da Sedeme e o diplomata cazaque. A relação comercial entre as partes vem sendo debatida desde dezembro de 2023, quando ocorreu a primeira reunião na sede da Sedeme, em Belém.

Na pauta de discussão, temas como implementação de diretrizes para consolidação de futuros investimentos no Estado, em áreas como agricultura, infraestrutura e mineração. Participaram também da reunião o primeiro secretário de Comércio Exterior e Indústria do Cazaquistão, Serik Alimbayer, e o assessor do embaixador, Anuar Temirov.

De acordo com o titular da Sedeme, a visita oficial fortalece o diálogo entre os governos do Pará e do Cazaquistão, e ratifica o interesse em firmar futuras parcerias comerciais em território paraense. “O Cazaquistão tem interesse em investir em áreas estratégicas, como o agronegócio, além de estreitar parcerias e convênios com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para desenvolver técnicas de plantio de soja no país asiático. Na ocasião, o embaixador mostrou pretensão em incentivar projetos que visem à COP 30 (conferência mundial do clima), além da implantação do Consulado no Pará”, informou o secretário Paulo Bengtson.

Relação bilateral

Na primeira reunião, o titular da Sedeme apresentou ao embaixador do Cazaquistão projetos voltados às relações comerciais de exportação de grãos, e também os investimentos em infraestrutura, como a malha ferroviária, que interligará o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, a municípios do sudeste paraense.

Também há potencial econômico nas áreas do agronegócio, energia e indústria, e estudos sobre o aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, para o aumento da capacidade do transporte hidroviário.

Já o diplomata forneceu informações detalhadas sobre a situação geral do mercado cazaque e as medidas de apoio estatal a investimentos no País.

Informações gerais – O Cazaquistão está localizado na Ásia Central. Possui mais de 2,7 milhões de km² de área e uma população de 18.770.000 habitantes, sendo a cidade de Almaty a mais populosa.

O país é um grande produtor de petróleo, gás natural e um dos principais exportadores mundiais de urânio, sendo rico também em outros minerais.

As informações são do governo do Pará.