Embaixador do Cazaquistão, Bolat Nussupov, trata de cooperação com o Pará

Reunião tratou da possibilidade de parcerias áreas como agricultura, infraestrutura e mineração

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), representada pelo secretário Paulo Bengtson, participou nesta quinta-feira (11), em Brasília (DF), de nova reunião com o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov. O encontro ocorreu na sede da Embaixada da República do Cazaquistão, e visa impulsionar a cooperação para o desenvolvimento sustentável e fomentar as relações comerciais e institucionais entre o Estado do Pará e o país asiático.

Esta foi a segunda reunião entre o titular da Sedeme e o diplomata cazaque. A relação comercial entre as partes vem sendo debatida desde dezembro de 2023, quando ocorreu a primeira reunião na sede da Sedeme, em Belém.

Na pauta de discussão, temas como implementação de diretrizes para consolidação de futuros investimentos no Estado, em áreas como agricultura, infraestrutura e mineração. Participaram também da reunião o primeiro secretário de Comércio Exterior e Indústria do Cazaquistão, Serik Alimbayer, e o assessor do embaixador, Anuar Temirov.

De acordo com o titular da Sedeme, a visita oficial fortalece o diálogo entre os governos do Pará e do Cazaquistão, e ratifica o interesse em firmar futuras parcerias comerciais em território paraense. “O Cazaquistão tem interesse em investir em áreas estratégicas, como o agronegócio, além de estreitar parcerias e convênios com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para desenvolver técnicas de plantio de soja no país asiático. Na ocasião, o embaixador mostrou pretensão em incentivar projetos que visem à COP 30 (conferência mundial do clima), além da implantação do Consulado no Pará”, informou o secretário Paulo Bengtson.

Relação bilateral

Na primeira reunião, o titular da Sedeme apresentou ao embaixador do Cazaquistão projetos voltados às relações comerciais de exportação de grãos, e também os investimentos em infraestrutura, como a malha ferroviária, que interligará o Porto de Vila do Conde, em Barcarena, a municípios do sudeste paraense.

Também há potencial econômico nas áreas do agronegócio, energia e indústria, e estudos sobre o aprofundamento dos canais do Quiriri e Espadarte, para o aumento da capacidade do transporte hidroviário.

Já o diplomata forneceu informações detalhadas sobre a situação geral do mercado cazaque e as medidas de apoio estatal a investimentos no País.

Informações gerais – O Cazaquistão está localizado na Ásia Central. Possui mais de 2,7 milhões de km² de área e uma população de 18.770.000 habitantes, sendo a cidade de Almaty a mais populosa.

O país é um grande produtor de petróleo, gás natural e um dos principais exportadores mundiais de urânio, sendo rico também em outros minerais.

As informações são do governo do Pará.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.