Entre os vários eventos que fazem parte da agenda do Fórum Mundial no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e ao lado do estádio Mané Garrincha estão várias autoridades e suas respectivas delegações.
- Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho
- Primeiro-ministro da Coreia do Sul, Nak-Yon Lee
- Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca
- Primeiro-ministro do Marrocos, Saad Dine El Otomani
- Presidente da Hungria, János Áder
- Príncipe herdeiro do Japão, Naruhito
- Primeiro-ministro de Senegal, Mohammed Dionne
- Presidente da Colômbia,Juan Santos
- Primeiro Ministro da Guiana Inglesa, David Granger
Os Líderes estão na Capital Federal e participam de debates no ambito da água e sua preservação como bem maior. Várias ideias, tecnologias, inovações são pautas neste oitavo Fórum Mundial.
O Principe do Japão Naruhito demonstrou muito conhecimento e interesse no tema e visita o Brasil pela terceira vez. Filho do imperador Akihito, ele deve assumir o trono do país asiático em abril 2019, após o pai abdicar.
Ele citou experiências de comunidades antigas de seu país na divisão e solução de conflitos da água e defendeu que a água é o fundamento da prosperidade nacional e regional.
“A água é um pré-requisito para que as comunidades de pessoas vivam e pacificamente. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas socialmente vulneráveis sofrem mais por desastres relacionados à água, às secas, bem como instabilidade regional. A comunidade internacional precisa dar prioridade à ela.
chamo as as pessoas do setor da água a se aproximarem de forma proativa e conduzirem diálogos com as partes interessadas de desafios maiores como gênero, educação, refugiados e migração e pobreza”, disse.
O Forum termina no dia 23 de março e deixará um grande legado de experiências para o Brasil e o Mundo.