Príncipe do Japão ,Presidentes e Primeiros Ministros de vários países estão em Brasília para o Fórum Mundial da Agua

Entre os vários eventos que fazem parte da agenda do Fórum Mundial no Centro de Convenções Ulisses Guimarães e ao lado do estádio Mané Garrincha estão várias autoridades e suas respectivas delegações.

  • Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho
  • Primeiro-ministro da Coreia do Sul, Nak-Yon Lee
  • Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca
  • Primeiro-ministro do Marrocos, Saad Dine El Otomani
  • Presidente da Hungria, János Áder
  • Príncipe herdeiro do Japão, Naruhito
  • Primeiro-ministro de Senegal, Mohammed Dionne
  • Presidente da Colômbia,Juan Santos
  • Primeiro Ministro da Guiana Inglesa, David Granger

Os Líderes estão na  Capital Federal e participam de debates no ambito da água e sua preservação como bem maior. Várias ideias, tecnologias, inovações   são  pautas neste oitavo Fórum Mundial.

 

O Principe do Japão  Naruhito demonstrou muito conhecimento e interesse no tema e  visita o Brasil pela terceira vez. Filho do imperador Akihito, ele deve assumir o trono do país asiático em abril 2019, após o pai abdicar.

Ele citou experiências de comunidades antigas de seu país na divisão e solução de conflitos da água e defendeu que a água é o fundamento da prosperidade nacional e regional.

“A água é um pré-requisito para que as comunidades de pessoas vivam e pacificamente. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência e outras pessoas socialmente vulneráveis sofrem mais por desastres relacionados à água, às secas, bem como instabilidade regional. A comunidade internacional precisa dar prioridade à ela.

chamo as as pessoas do setor da água a se aproximarem de forma proativa e conduzirem diálogos com as partes interessadas de desafios maiores como gênero, educação, refugiados e migração e pobreza”, disse.

O Forum termina no dia 23 de março e deixará um grande legado de experiências para o Brasil e o Mundo.

 

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.