Luiz Inácio Lula da Silva toma posse neste domingo em uma cerimônia que será acompanhada por mais de 60 delegações estrangeiras, uma demonstração de respeito de parte da comunidade internacional .
Cerca de 20 chefes de Estado e de governo, com participação expressiva de líderes da América do Sul e de países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). incluindo o Presidente de Angola e de Cabo Verde e Guine Bissau
O argentino Alberto Fernández e os representantes da nova onda de esquerda na região, os presidentes Gabriel Boric (Chile) e Gustavo Petro (Colômbia) também devem prestigiar a posse. Turquia, Azerbaijão, Gabão também tem presenças de ministros de estado.
O uruguaio Luis Lacalle Pou, de centro-direita, por sua vez, incluiu na delegação dois ex-presidentes, de correntes distintas: Julio María Sanguinetti (1985-1990 e 1995-2000) e José Pepe Mujica (2010-2015). De acordo com a embaixada uruguaia, o gesto “personifica os profundos laços de amizade e os sólidos e históricos vínculos existentes entre Uruguai e Brasil”.
Também parceiro do Mercosul, o Paraguai estará representado pelo presidente Mario Abdo Benítez’.
O Peru, terá como chefe o primeiro-ministro Alberto Otárola, não pela presidente Dina Boluarte. Avesso a viagens internacionais, o mexicano Andrés Manuel López Obrador escalou como enviada a Brasília a esposa, Beatriz Gutiérrez Müller. A missão dos Estados Unidos será encabeçada pela secretária do Interior, Deb Haaland. a delegação Argelina também marca forte presença em Brasília.
A delegação de Cuba será liderada por Salvador Valdés, vice do líder Miguel Díaz-Canel. E as Delegacões Russas e Sul-Coreanas serão lideradas pelos presidentes do Senado de cada país.
No continente continente Europeu que deve ser prioritário para a política externa de Lula, três países escalaram chefes de Estado, mas que têm cargos majoritariamente cerimoniais: Portugal, com o presidente Marcelo Rebelo de Sousa; Espanha, com o rei Filipe 6º, e Alemanha, com o presidente Frank-Walter Steinmeier.
Emmanuel Macron, recebeu Lula em Paris ainda em 2021, antes da eleição e terá sua delegação chefiada pelo ministro Olivier Becht (Comércio Exterior, Atratividade e Cidadãos Franceses no Exterior).
Além de vários jornalistas de todo o mundo que estarão na cobertura da visita das delegacões no Planalto, no Itamaraty e no Senado.
O Presidente da China Xi Jinping enviou seu vice presidente acompanhado de uma grande delegacão.
Chefes de Estado confirmados na posse de Lula:
- Frank-Walter Steinmeier, da Alemanha;
- João Lourenço, da Angola;
- Alberto Fernández, da Argentina;
- Luis Arce, da Bolívia;
- José Maria Neves, de Cabo Verde;
- Gabriel Boric, do Chile;
- Gustavo Petro, da Colômbia;
- Rodrigo Chaves Robles, da Costa Rica;
- Felipe VI, da Espanha;
- Umaro Sissoco Embaló, da Guiné-Bissau;
- Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal;
- José Ramos-Horta, de Timor-Leste.
- Mujica