Dia da Imigração Chinesa é celebrado no Brasil

0
1334

portuguese.xinhuanet.com

  Em 15 de agosto, o “Dia da Imigração Chinesa no Brasil” foi celebrado em vários lugares do país com atividades presenciais e online para comemorar as contribuições dos imigrantes chineses para a cultura, comércio e desenvolvimento do Brasil.

   No início do século XIX, os primeiros grupos de chineses foram convidados ao país para cultivar árvores de chá. Era o início da história da imigração chinesa no Brasil.

   Em 26 de junho de 2018, o então presidente brasileiro Michel Temer, assinou um decreto para designar o dia 15 de agosto como o “Dia da Imigração Chinesa” no Brasil, demonstrando ainda mais a contribuição dos chineses imigrantes para a construção social do país.

   No estado brasileiro de São Paulo, a capital São Paulo, e em Pernambuco, a capital Recife, aprovaram também a legislação para adicionar o “Dia da Imigração Chinesa” aos seus calendários locais. A vereadora Edir Sales foi quem promoveu o aniversário dos imigrantes chineses, com o estabelecimento do “Dia da Imigração Chinesa”, em São Paulo.

   EDIR SALES — VEREADORA DE SÃO PAULO

   Eu vejo que a comunidade chinesa engrandece muito o Brasil, e desenvolve muito o empreendedorismo chinês aqui na cidade de São Paulo. Por isso que eu tenho a honra de representar aqui o dia da comunidade chinesa, que é uma honra para nós hoje estar aqui comemorando.

   Liu Zhengqin, diplomata aposentada, começou a investigar a história da imigração chinesa para o Brasil em 2000. Ela visitou cidades pelo país onde viviam imigrantes chineses, e revisou um grande número de materiais históricos compilados por instituições.

   LIU ZHENGQIN — DIPLOMATA CHINESA APOSENTADA

   O objetivo de fazer uma pesquisa sobre a história dos chineses no exterior no Brasil é corrigir alguns equívocos. No que diz respeito ao desenvolvimento do Brasil, os chineses estrangeiros no Brasil têm feito grandes contribuições para o desenvolvimento da sociedade local desde que chegaram ao país.

   Em março deste ano, a Prefeitura do Recife concedeu a Lu Gongrong, presidente da Associação da Comunidade Chinesa no Recife, o título de cidadão honorário, em reconhecimento às contribuições feitas pelos imigrantes chineses à sociedade brasileira. A marcante influência da cultura chinesa no Brasil, é muito bem descrita pelo escritor Júlio Bandeira em seu livro “O Brasil na Rota da China”.

   JÚLIO BANDEIRA — ESCRITOR

   Nos palanquins, nos pagodes, seja no acabamento, nas roupas, na seda, na porcelana. O uso da porcelana chinesa no Brasil era enorme, havia um grande comércio que vinha direto da China para cá, não passava pelo monopólio português. Eu acho que é sempre o olhar. Quando a gente é capaz de enxergar uma outra cultura na nossa, ficamos mais ricos com isso.

   Hoje, os chineses estrangeiros no Brasil passaram de menos de 10 mil no século XIX para mais de 300 mil, tornando-se um grupo importante na sociedade brasileira. Nos últimos anos, muitas empresas financiadas por chineses vieram ao Brasil para investimento e desenvolvimento, o que aumenta ainda mais a influência do povo chinês na sociedade brasileira. Chineses no exterior fazem negócios no Brasil, abrem fábricas, centros de artes marciais, centros de medicina chinesa, escolas chinesas, administram fazendas ou se dedicam ao turismo e indústrias legais, e têm alcançado resultados notáveis em todas as esferas da sociedade.

   Os chineses no Brasil trabalharam duro para se integrar e retribuir à sociedade brasileira. Durante a pandemia de Covid-19 doaram dinheiro, materiais, equipamentos hospitalares, cestas básicas, com diversas ações comunitárias em desastres naturais por todo país. A justa comemoração da data é mais um momento para celebrar e unir culturas tão distantes e distintas, mas que convivem em harmonia em busca de um futuro melhor em um país multiétnico.