Ministros da Defesa de onze países das Américas participam de um fórum em Brasília com a intencao de debater sobre segurança, fluxos migratórios, questões ambientais, defesa do ciberespaço, entre outros .
O ministro brasileiro, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira reforcou com os seus homologos compromissso com a paz, a democracia e a colaboração com ações humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a XV Conferência de Ministros da Defesa das Américas. O evento segue até sexta-feira (29).
Além do Brasil, participamrda XV Conferência de Ministros da Defesa dos seguintes países: Argentina, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Haiti, Honduras, México, Paraguai, Suriname e Uruguai.
Ao término do fórum será assinada a Declaração de Brasília pelos Ministros da Defesa dos Estados-membros da CMDA, documento que assinala a agenda da XVI CMDA durante o biênio 2023/2024, os temas que serão estudados nos próximos Grupos de Trabalho, as conclusões dos debates e o compromisso dos Estados Membros no âmbito das Conferências.
O fórum
Criada em 1995, a CMDA é integrada e dirigida pelos Ministérios de Defesa ou Segurança dos Países das Américas, com a autorização dos governos de seus respectivos países.
Além de presidir a Conferência, o Brasil terá sua delegação representando o País em consonância com os Objetivos Nacionais de Defesa previstos na Política Nacional de Defesa. Entre estes, destacam-se: contribuir para a estabilidade regional e para a paz e a segurança internacionais; e contribuir para o incremento da projeção do Brasil no concerto das nações e sua inserção em processos decisórios internacionais.