Declaração do Ministério das Relações Exteriores da República do Azerbaijão. 31 de março – Dia do Genocídio dos Azerbaijaneses

31 de março é o Dia do Genocídio dos Azerbaijaneses, relembrando as vítimas do massacre sangrento perpetrado pelos armênios contra o Azerbaijão em março de 1918.

103 anos atrás, em março-abril de 1918, o massacres ocorreram na cidade de Baku, e outras cidades, e nos distritos da Província de Baku pelo Armênio dashnak – grupos armados bolcheviques que operam sob o mandato do Conselho de Baku (Baku Soviético), e dezenas de milhares de civis foram mortos apenas por sua afiliação étnica e religiosa. É importante que continuemos a homenagear as vítimas e garantir que a memória desses eventos evitam sua recorrência.

Étnico armênio Stepan Shaumian, o comissário extraordinário do Cáucaso, admitiu que 6.000 soldados armados do Soviete de Baku e 4.000 do partido Dashnaksutyun participaram dos massacres contra o povo azerbaijanes.

O genocídio realizado contra os azerbaijaneses junto em Baku aconteceu em outras cidades como: Shamakhi, Guba, Iravan, Zangezur, Garabagh, Nakhchivan e Regiões de Kars. Durante os primeiros cinco meses de 1918, mais de 16.000 pessoas foram assassinadas com extrema crueldade apenas na província de Guba; um total de 167 aldeias foram destruídas. Sepulturas coletivas descobertas na região de Guba em 2007 constituem uma evidência clara dos atos desumanos cometidos pelos armênios.

Os massacres de março de 1918 foram bem preparados e implacavelmente implementados ato de armênios nacionalistas radicais contra os azerbaijaneses com base na discriminação racial e limpeza étnica.

O Governo da República Democrática do Azerbaijão foi estabelecido em 1918 e a Comissão Extraordinária de Investigação, a fim de investigar o crimes graves perpetrados pelos armênios, tomou uma série de medidas para preservar os fatos reais revelados pela Comissão pela memória das pessoas e para informar a comunidade mundial sobre estas atrocidades. A Comissão Extraordinária de Investigação que foi composta pelos melhores advogados da época, representando diferentes nacionalidades – russos, judeus, poloneses, georgianos e até armênios, com base nas evidências coletadas nos processos criminais contra 194 indivíduos acusados de diversos crimes contra a população pacífica; 24 indivíduos em Baku e cerca de 100 indiví duos em Shamakhy foram presos por crimes perpetrados.

No entanto, este processo foi suspenso após o fim da República Democrática do Azerbaijão, uma investigação completa do trágico eventos e sua avaliação político-jurídica foram evitados. Só depois de 80 anos – em 26 de março de 1998 foi fornecida a avaliação política adequada a esses eventos horríveis pelo Decreto do Presidente da República do Azerbaijão “Sobre o Genocídio do Azerbaijão”, assinado pelo lider nacional Heydar Aliyev e 31 de março foi declarado o Dia do Genocídio do Azerbaijão.

A lembrança do Dia do Genocídio dos Azerbaijaneses aumenta a conscientização da comunidade mundial dos fatos da limpeza étnica dos azerbaijaneses no passado e no presente.

Mesmo depois de mais de um século, a Armênia continuou sua política de cometer crimes contra o Azerbaijão por motivos étnicos, mantendo Nagorno-Karabakh e as sete regiões vizinhas sob ocupação por quase três décadas.

Durante os quase trinta anos de ocupação, a Armênia realizou um política de limpeza étnica de centenas de milhares de azerbaijaneses na Armênia e nas terras tomadas do Azerbaijão. A Armênia também cometeu vários crimes de guerra, crimes contra a humanidade e atos de genocídio, incluindo o Genocídio Khojaly em fevereiro de 1992. Forças armênias alvejado deliberadamente através de foguetes e mísseis ataca o pacífico população de Ganja, Barda, Tartar e outras cidades do Azerbaijão durante operações militares lançadas em resposta as provocações militares contra o Azerbaijão em 27 de setembro de 2020.

Ao fazer isso, a Armênia trouxe de volta as memórias de um século atrás do massacre de março 1918.

Ao lembrar as vítimas inocentes da tragédia de março, nós fortemente condenamos a política deliberada de genocídio, crimes contra a humanidade, discriminação racial e limpeza étnica pela Armênia cometida contra o povo do Azerbaijão até agora e reitera a importância de cessar a impunidade da Armênia para evitar a ocorrência de tais desumanas crimes. Apelamos à Armênia para manter suas obrigações acerca da legislação internacional. O Azerbaijão, por sua vez, levará tudo o que estiver disponível e medidas legais necessárias para garantir a paz e garantir a responsabilidade dos responsáveis.

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.