Feiras permanentes voltam a funcionar durante a semana
Clientes aproveitaram, com segurança, a reabertura desses espaços, autorizados a retomar as atividades após decreto publicado na quinta-feira (2)
As 23 feiras permanentes do Distrito Federal voltaram a receber clientes neste sábado (4). Os espaços foram retomados após a publicação do Decreto n°40.587, que autoriza o funcionamento desses locais, neste momento, exclusivamente para a comercialização de gêneros alimentícios de consumo humano ou animal. A abertura foi feita de forma consciente e segura, pois o Governo do Distrito Federal higienizou as feiras como medida de combate à proliferação do novo coronavírus (Covid-19).
Neste sábado, a Agência Brasília acompanhou a movimentação na Feira Permanente do Cruzeiro. O público recebeu todas as orientações, inclusive com aferição de temperatura, procedimentos necessários para garantir que tudo transcorre com a maior segurança. Com ou sem máscaras, respeitando o espaço de distanciamento e evitando aglomeração nos boxes, os clientes aproveitaram para adquirir produtos frescos.
“Achei excelente essa reabertura”, comemorou Orlanides Maia, moradora do Cruzeiro. “Estava sentindo falta. Frequento bastante aqui e acho uma medida acertada. Você vem rapidamente e faz a compra, não tem aglomeração de pessoas. Me sinto segura.”
Também moradora da região, Jacqueline Clemêncio foi outra a elogiar a medida: “Vem em boa hora. Tenho filho atleta, e ele precisa comer comida fresca. Temos que fazer o isolamento. Estava em casa e vim fazer a compra. Volto em seguida. Estamos em uma guerra, nosso inimigo é invisível e temos que nos cuidar”.
Trabalho com segurança
O comerciante Marcelo Sarmento se mostrava animado à espera dos clientes. Afinal, as feiras estavam fechadas ao público desde 18 de março, por decreto. Os funcionários do box que ele comanda usavam máscaras e sabiam de cor as medidas de higiene. “É muito boa a abertura das feiras, porque estamos tomando todas as precauções para continuar trabalhando” disse.
Marcelo demonstrou estar seguindo à risca as orientações: “Temos pedido para os clientes fazerem o pedido por telefone, passar e buscar no balcão para evitar a aglomeração. Se continuarmos com esses cuidados, nós vamos trabalhar e manter a saúde dos clientes e a nossa saúde financeira. Só nesta loja, são dez famílias que precisam desse trabalho. As medidas têm sido positivas, e é assim que vamos vencer o coronavírus”.
A Feira Permanente do Cruzeiro adotou medidas de precaução para evitar que o vírus se espalhe. Logo na entrada, bombeiros mediam a temperatura dos clientes. Nos boxes, os proprietários dispunham de álcool em gel e todos usavam máscaras. Cartazes sobre o novo coronavírus (Covid-19) também estão afixados no local.
Já os estabelecimentos comerciais que tiveram suas atividades suspensas continuam fechados até maio. As medidas fazem parte das ações do GDF no cuidado com a população e orientações para combater a Covid-19.
Distribuição de máscaras
Também neste sábado, a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, distribuiu máscaras descartáveis para os clientes e comerciantes como forma de prevenir a proliferação do vírus. O material foi produzido por internos da Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I), numa ação que contribui para seu processo de ressocialização.
Confira, abaixo, a lista das feiras e espaços de abastecimento liberados por decreto.
- Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF)
- Feira Central de Ceilândia
- Feira de Hortifrutigranjeiros de Planaltina
- Feira Modelo de Sobradinho
- Feira do Paranoá
- Feira Permanente de Brazlândia
- Feira Permanente da Candagolândia
- Feira Permanente do Cruzeiro
- Feira Permanente do Gama
- Feira Permanente do Guará
- Feira Permanente da Estrutural
- Feira Permanente da Guariroba
- Feira Permanente do Jardim Botânico
- Feira Permanente do Núcleo Bandeirante
- Feira Permanente do P Norte – Ceilândia
- Feira Permanente da QNL – Taguatinga
- Feira Permanente de São Sebastião
- Feira Permanente de Sobradinho II