Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, diz que o país vai passar por um momento muito difícil

Um discurso histórico “num momento particularmente desafiante” e de grande “disrupção” para o Reino Unido”. Foram as palavras da própria rainha Elizabeth II, numa rara aparição televisiva motivada pela pandemia de coronavírus. A rainha apareceu em rede televisiva apenas 4 vezes durante todo o seu reinado.

A monarca apelou à disciplina e determinação dos britânicos:

“Estamos a enfrentar juntos esta doença e quero frisar que, se nos mantivermos unidos e determinados, vamos ultrapassá-la. Espero que nos anos que virão, todos possamos nos orgulhar da forma como enfrentamos este desafio. E os que virão depois de nós, dirão que os britânicos desta geração foram muito fortes.” Elizabeth II lembrou a dor dos familiares das quase cinco mil vítimas mortais da Covid-19 no país, que conta atualmente com mais de 48.000 casos de infecções. A monarca agradeceu os esforços dos profissionais de saúde, e dos 750.000 voluntários que se ofereceram para ajudar os mais vulneráveis e combater a epidemia no Reino Unido.

O Ministro da Saúde Matthew Hancock, também fez uma aparição na imprensa televisiva no domingo para dizer que “percebe que as pessoas queiram aproveitar a chegada do calor “, mas que “o lado cruel do coronavírus é que ele se alimenta dos contatos sociais e ligações humanas” . Muitos outros países da Europa, que atravessam também uma fase crítica ,pedem a população que respeite ao máximo as ordens de confinamento e respeito das regras. Vale lembrar que vários países europeus, como Itália,Espanha, França, Portugal, enfrentam sérias dificuldades para conter a pandemia .

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.