Gastronomia eslovena em Brasília

A Eslovênia é um país pequeno, situado na europa, mas é terra de grandes talentos, na área cultural, gastronômica e tantos outros . Com um imenso potencial turístico a Eslovênia  sempre promove eventos na capital federal, sede de sua embaixada, a fim de mostrar a beleza e talentos aos brasilienses. No dia 13 de novembro a Biblioteca Nacional foi  palco de  abertura de uma exposição sobre culinária eslovena, onde os presentes puderam provar pratos típicos do país.

 A exposição conta com 24 painéis apresentando o rico patrimônio cultural imaterial da Eslovênia com costumes tradicionais do Carnaval, produção e confecção de artesanatos que passam de geração pra geração, jogos antigos, comidas típicas e tradicionais que não faltam nas mesas eslovenas. Dois painéis na exposição apresentam patrimônio cultural que foi e foram inscritas na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, quatro apresentam Patrimônio Cultural Imaterial de Importância Nacional e dezessete painéis apresentam elementos do Registro do Patrimônio Cultural Imaterial. A abertura  foi  seguida de recepção com culinária tradicional eslovena com a presença dos dois chefes eslovenos que  serviram linguiças eslovena (kranjska klobasa), chucrute, batata refogada e bolo de nozes e mel potica. A exposição vai de 13 a 26 de novembro de 2018, entrada franca. 

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.