A embaixada da Turquia em Brasília comemorou ontem, o dia da independência, em uma recepção organizada pelo Embaixador Ali Kaya e diplomatas. A intervenção de Ataturk na história que mudou o destino da Turquia é sempre celebrada no país em 29 de outubro. No discurso o embaixador se despediu do Brasil, anunciando a sua aposentadoria e agradece a cordialidade dos brasileiros e o carinho de todos e ressaltou que as excelentes relações diplomáticas entre Brasil e Turquia devem sempre permanecer fortes pois já duram 160 anos.
Discurso do Presidente Erdogan;
Comemorando o 95º aniversário da declaração da Turquia como República, Erdogan disse em uma mensagem emitida pela presidência que ele continuaria trabalhando duro para “preservar a nossa República para sempre”.
“Nunca faremos concessões nessa posição e não permitiremos que qualquer jogo, qualquer obstáculo e nenhuma sabotagem nos afastem de nossos objetivos”, acrescentou o presidente turco.
“Vamos coroar nossa grande jornada histórica desde os seljúcidas até os otomanos e depois até a jovem República da Turquia com nossas metas para 2023 e espero que possamos avançar para um nível mais alto com nossas visões para 2053 e 2071.”
“Em nossa luta para levar nosso país acima do nível da civilização contemporânea, vejo cada passo que damos para uma democracia avançada e uma economia forte como uma esperança para o nosso glorioso futuro. Nosso novo aeroporto em Istambul é um deles”
O presidente Erdogan disse também que a Turquia prefere ser um país que compartilha sua casa e pão com os oprimidos, do que ser aquele que vira as costas para eles.
Em 29 de outubro de 1923, após declarar a república no país e votar na Grande Assembléia Nacional, Mustafa Kemal Atatürk foi eleito por unanimidade como primeiro presidente da República da Turquia.
Relatos fotográficos da recepção em Brasília.