Embaixadas do Azerbaijão,Cazaquistão e Turquia abrem conferência e exposição no Senado

Speech at Scientific Conference Discurso do Embaixador do Cazaquistão no Brasil.

Aconteceu nesta segunda-feira (23), a abertura da conferência “Cultura, história e tradições turcas e latino-americanas — uma abordagem científica continental e regional”, organizada pelas Embaixadas do  Azerbaijão, Cazaquistão e Turquia.

— Os três países têm uma característica que nós não estamos conseguindo ter: coesão e rumo.  A Turquia o Azerbaijão e o Cazaquistão, mesmo com problemas, têm um rumo e uma coesão que nos falta — disse o Senador  Cristovam Buarque que conduziu o evento  no auditório Interlegis.

O senador, que é presidente do grupo parlamentar Brasil-Azerbaijão, disse ainda ver com admiração a visão túrquica compartilhada pelos países.

— Me fascina essa comunidade transnacional, mas unificada do ponto de vista cultural — assinalou.

Os embaixadores dos três países, que participaram da abertura do evento, destacaram alguns aspectos da arquitetura e da arte que remetem ao Império Otomano.

— Os três países tem uma antiga raiz em comum — afirmou o embaixador do Azerbaijão, Elkhan Polukhov.

Além da conferência, o Senado sediará outros eventos que mostram a herança cultural dos povos turcos como a exposição fotográfica Um Pedaço da Herança Túrquica no Brasil, que será inaugurada hoje e fica até o dia 3 de novembro na galeria do Anexo I do Senado Federal. As fotografias destacam a cultura, as tradições, a história e a arquitetura, além das paisagens naturais e a vida dos cidadãos dos três países.

Agência Senado

Compartilhe

Brasília in Foco