Xi participará da reunião da APEC, da Cúpula do G20 e visitará Peru e Brasil

0
3
Bolsonaro se encontra com presidente chinês em Brasília. O presidente Jair Bolsonaro recebe, o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Palácio do Itamaraty, em Brasília

O presidente chinês, Xi Jinping, participará da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC em Lima e fará uma visita de Estado ao Peru entre 13 e 17 de novembro, a convite da presidente da República do Peru, Dina Ercilia Boluarte Zegarra, anunciou nesta sexta-feira a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying.

Xi participará da 19ª Cúpula do G20 no Rio de Janeiro e fará uma visita de Estado ao Brasil de 17 a 21 de novembro, a convite do presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse Hua.

A participação do presidente Xi na Reunião de Líderes Econômicos da APEC deste ano demonstra plenamente a grande importância que a China atribui à cooperação econômica da Ásia-Pacífico, disse Mao Ning, outra porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, em uma coletiva de imprensa regular.

“Atualmente, o crescimento econômico mundial carece de ímpeto e a cooperação econômica na região Ásia-Pacífico enfrenta novos desafios”, disse Mao, acrescentando que se espera que a região continue desempenhando seu papel como um motor do crescimento econômico mundial.

Xi fará um discurso na reunião, apresentando as medidas da China para aprofundar a reforma e abertura e suas políticas e proposições sobre o avanço da cooperação da Ásia-Pacífico, disse Mao.

A participação do presidente chinês na Cúpula do G20 demonstra o firme apoio da China ao multilateralismo e a grande importância que a China atribui à cooperação do G20, disse Mao, acrescentando que Xi fará um discurso na reunião e terá trocas aprofundadas de opiniões com os líderes de outros países.

Ela disse que é amplamente esperado que o G20 desempenhe seu papel como o principal fórum de cooperação econômica internacional, injete ímpeto no crescimento econômico mundial e trace o curso para melhorar a governança econômica global.

Sobre a visita próxima de Xi ao Peru, Mao disse que desde o estabelecimento de relações diplomáticas há 53 anos, a China e o Peru fortaleceram a confiança política mútua e alcançaram resultados frutíferos na cooperação do Cinturão e Rota.

Durante a visita, Xi manterá conversas com sua homóloga peruana para trocar profundamente opiniões sobre as relações bilaterais e a cooperação em áreas-chave.

Acredita-se que a visita do presidente Xi consolidará ainda mais a confiança política mútua entre a China e o Peru, aprofundará a cooperação prática em vários campos e impulsionará resultados mais positivos na parceria estratégica abrangente bilateral, disse Mao.

Durante sua próxima visita ao Brasil, Xi manterá conversas com o presidente brasileiro para trocar profundamente opiniões sobre as relações bilaterais e sobre questões internacionais e regionais de interesse comum, disse Mao.

Este ano marca o 50º aniversário dos laços diplomáticos China-Brasil. Nos últimos 50 anos, as relações bilaterais mantiveram um desenvolvimento saudável e estável com uma cooperação prática frutífera em vários campos, disse ela.

A visita de Xi ao Brasil aumentará a confiança política mútua, promoverá a sinergia das estratégias de desenvolvimento dos dois países e aprofundará a comunicação estratégica e a coordenação em importantes questões globais, disse Mao.

Fonte: Portuguese