Visita oficial do Embaixador Francesco Azzarello ao Estado so Rio Grande do Sul

Durante a visita oficial ao estado do Rio Grande do Sul, de 5 a 11 de abril, o Embaixador Francesco Azzarello visitou a capital Porto Alegre e as regiões industriais e vinícolas de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Pinto Bandeiras.

A visita começou com uma reunião com o pessoal do Consulado Geral de Porto Alegre e o novo Comitê de Italianos no Exterior. Continuou com reuniões com o Governador, o Presidente da Assembléia Legislativa, o Vice-Prefeito, o Conselheiro de Cultura, a Federação das Indústrias Estatais e o Comandante da Região Militar do Sul.

Seguiram-se reuniões com o prefeito, a Câmara de Indústria e Comércio e a Universidade de Caxias do Sul, o prefeito, o vereador de Educação, Cultura e Turismo e a comunidade de Pinto Bandeiras, e o prefeito de Bento Gonçalves. Os temas centrais das conversações foram a promoção das relações econômico-industriais e linguístico-culturais.

O estado do Rio Grande do Sul foi o destino da primeira grande emigração italiana, principalmente do nordeste, a partir de 1875, e hoje representa 30% da população total. É o lar de algumas das mais importantes empresas industriais ítalo-brasileiras do Brasil, algumas de renome internacional, assim como excelentes vinícolas, onde 90% dos vinhos e espumantes brasileiros são produzidos no estado. O “Wine South America”, organizado pela Verona Fiera, acontecerá de 21 a 23 de setembro em Bento Goncalves. O Estado do Rio Grande do Sul é a quarta maior economia do Brasil.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.