Visita do primeiro-ministro Rutte ao Brasil

O primeiro-ministro do Reino dos Países Baixos, Mark Rutte visitará o Brasil de 08 a 10 de Maio de 2023. O tema da visita é a boa cooperação entre os Países Baixos e o Brasil. Liderada pela presidente da VNO-NCW (Confederação da Indústria e dos Empregadores dos Países Baixos), Ingrid Thijssen, uma delegação de empresas holandesas e institutos de conhecimento especializados em inovação, transição energética, desenvolvimento portuário e logística, entre outros, viajará com ele.

A visita começa na segunda-feira, 8 de maio, em São Paulo. O primeiro-ministro Rutte e a delegação econômica serão recebidos pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, para apresentações e discussões sobre futuras cooperações . Em seguida, o primeiro-ministro visitará a Fundação Getúlio Vargas para conversar com alunos sobre temas como desenvolvimento internacional e clima.  

À tarde, o primeiro-ministro Rutte, juntamente com empresas holandesas e institutos de conhecimento, visitará a fabricante de aeronaves Embraer. Ainda nesse dia, a delegação fará uma visita à Universidade de São Paulo (USP) no contexto do desenvolvimento de talentos, seguida por uma visita ao instituto conjunto de inovação climática da USP e da Shell. À noite, o primeiro-ministro estará presente na apresentação do Inspire Awards, uma iniciativa da Dutcham, a Câmara de Comércio Holandesa no Brasil.

Na terça-feira, dia 09, o primeiro-ministro Rutte será recebido em Brasília pelo presidente Lula. Durante o encontro, serão discutidos o fortalecimento das relações bilaterais, a ordem jurídica internacional, a cooperação multilateral e as possibilidades de facilitar e intensificar o comércio entre os dois países. Também serão discutidas a cooperação em temas como transição energética, agricultura e segurança alimentar, desenvolvimento de portos verdes, sustentabilidade e combate ao desmatamento. Em seguida, o presidente Lula receberá o primeiro-ministro e a delegação econômica para um almoço para o qual também serão convidados o presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Senado, o presidente do STF e ministros brasileiros. 

Na quarta-feira, 10, o primeiro-ministro Rutte se reunirá com o governador do Ceará, Elmano de Freitas, em Fortaleza. Posteriormente, o primeiro-ministro visitará o porto do Pecém juntamente com a delegação econômica holandesa e se reunirá com as autoridades portuárias do Pecém e de Roterdã. Em seguida, haverá uma conexão ao vivo com a Cúpula Mundial do Hidrogênio em Roterdã, onde serão feitas curtas apresentações de empresas holandesas e brasileiras. A viagem termina com um almoço de negócios interativo com o governador do Ceará e empresas e instituições de conhecimento brasileiras e holandesas.

Compartilhe

Brasília in Foco