Visita de ministra da Eslôvenia termina com acordos e memorandos e celebração do Dia Nacional

A Embaixadora a eslovênia no Brasil,  Mateja Kracun recebeu convidados na sede da Embaixada para celebrar a 33ª data nacional do país e contou com a   presença da Vice-Primeira-Ministra e Ministra das Relações Exteriores e Europeias, Tanja Fajon, que esteve em visita oficial no Brasil. Mateja enfatizou em seu discurso aos convidados, que as relações entre Brasil e Eslovênia estão prosperando no âmbito econômico  assim comoo setor de investimentos e tecnologia.

A Embaixadora disse também que  a relação de seu país com o Brasil se estende às questões globais, onde trabalham juntos nas organizações internacionais para combater as mudanças climáticas, promover os direitos humanos, bem como promover a paz, a segurança e o desenvolvimento sustentável.

A parceria entre os países conta com  visitas diversas a variados estados brasileiros na procura de colaborações, parcerias e negócios em prol do fortalecimento das relações diplomáticas entre a Eslovênia e o Brasil.

Segundo ela, a Eslovênia é um país que tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente, sustentabilidade, acesso universal à água e diversas outras questões ambientais e ecológicas. A apicultura promove a segurança alimentar e protege a biodiversidade, pois as abelhas e outros polinizadores garantem a manutenção ecológica dos ecossistemas. Afirmou que o meio ambiente e sua proteção estão no topo da agenda de nossos governos, sendo o tema discutido durante as Jornadas da América Latina e do Caribe, organizadas anualmente pelo Ministério esloveno,

“Devo mencionar aqui a questão do combate às mudanças climáticas, cuja importância ainda foi incomparável no Brasil e as enchentes devastadoras do Rio Grande do Sul nos lembram disso”. comentou .

A Vice-Primeira-Ministra e Ministra das Relações Exteriores e Europeias, Tanja Fajon destacou os sólidos laços entre a Eslovênia e o Brasil desde tempos atrás. “O Brasil foi o primeiro país que reconheceu nossa independência e isto significa muito para nós”, lembrou.

Em seu discurso ela mencionou também que  apesar de distantes geograficamente, estão enraizados em valores em comum, como a democracia e a luta pela paz e fim dos conflitos, tópico discutido em sua reunião com o Chanceler brasileiro, Mauro Vieira.

Memorando sobre Turismo

Durante a visita  os ministros discutiram grandes temas globais da atualidade, como o panorama político na Europa e as eleições na Venezuela. Também foram assinados acordos sobre serviços aéreos e  um memorando foi assinado entre Brasil e Eslovênia na área de turismo, onde ambos os países se comprometeram a fomentar o turismo e gastronomia tanto da Eslovenia no Brasil, quanto do Brasil na Eslovênia.

Segundo o Itamaraty, a visita poderá impulsionar a cooperação em áreas como inteligência artificial – a Eslovênia sedia importante instituto na área, estabelecido pela UNESCO. O comércio bilateral foi de US$ 480 mi em 2023, com saldo de US$ 249 mi para o Brasil, e crescimento expressivo em 2024.

 

 

 

Compartilhe

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.