Facebook Instagram
  • Embaixadas
    • ÁSIA
    • Cultura
  • Brasília
    • Brasil
  • Colunistas
    • Cesar Cunha
    • Fabiana Ceyhan
    • Raul de Taunay
    • Leila Bijos
    • Milton Atanazio
    • Pedro Luiz Rodrigo
    • Anna Hartmann
  • Entrevistas
  • Gastronomia
  • Mundo
  • Turismo
  • Notícias da China
  • Europa
Buscar
Facebook Instagram
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Esqueceu sua senha? obter ajuda
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Brasília in Foco
  • Embaixadas
    • ÁSIA
    • Cultura
  • Brasília
    • Brasil
  • Colunistas
    • Cesar Cunha
    • Fabiana Ceyhan
    • Raul de Taunay
    • Leila Bijos
    • Milton Atanazio
    • Pedro Luiz Rodrigo
    • Anna Hartmann
  • Entrevistas
    • Entrevista da Semana | Embaixadora da ONU no Brasil – Por…

      Entrevista com o Embaixador de Malta no Brasil John Aquilina

      Entrevista com o Embaixador de Cuba no Brasil Adolfo Curbelo…

      Entrevista com a Embaixadora da Eslovênia no Brasil Mateja Kracun

      Entrevista com Lisa Venbrux-Bicentenário Brasil e EUA

  • Gastronomia
  • Mundo
  • Turismo
  • Notícias da China
  • Europa
Início Brasília Veja o que abre e o que fecha no DF nesta segunda...
  • Brasília

Veja o que abre e o que fecha no DF nesta segunda (28), Dia do Servidor Público

Por
Fabiana Ceyhan
-
28 de outubro de 2024
Facebook
X
Pinterest
WhatsApp

    Data é ponto facultativo na capital federal. Transporte público e comércio funcionam normalmente, já serviços de saúde e lazer têm alterações nos horários.

    O Dia do Servidor Público, nesta segunda-feira (28), é ponto facultativo no Distrito Federal. A celebração surgiu da iniciativa do então presidente Getúlio Vargas, em 1943, por meio de um decreto federal.

    Em Brasília, o dia do servidor também é reconhecido por uma lei distrital de 2011, que trata do regime jurídico dos servidores públicos e autarquias. O calendário do governo do Distrito Federal (GDF) determina que a data não é feriado, mas sim ponto facultativo.

    Transporte público e comércio funcionam normalmente, já serviços de saúde e lazer têm alterações nos horários. Confira abaixo como vão funcionar os serviços.

    Transporte Público 🚌

    • O metrô funciona, normalmente, das 5h30 às 23h30 🚇
    • Os ônibus vão circular de acordo com a tabela horária de dia útil. Clique aqui para conferir linhas, percursos e horários 🚌

    Comércio 🏬

    • O comércio vai funcionar normalmente, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) 🛒
    • Ceasa: mercado funciona normalmente 🥬

    Saúde 🏥

    • Hospitais regionais, UPAs, Casa de Parto de São Sebastião, Samu e urgência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (Hran): atendimento ininterrupto, em plantão 24h 🏥
    • UBSs e centros de especialidades odontológicas (CEOs): não funcionam, estarão fechadas
    • Vacinas: não haverá imunização💉
    • Farmácias de alto custo, ambulatórios e policlínicas: ficam fechadas. 💊
    • Caps tipos 1 e 2 e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi): não abrem

    Lazer 🎺

    • Eixão do Lazer: por não ser um feriado nacional, eixão fica com trânsito normal de veículos
    • Torre de TV: aberta para visitação das 9h às 18h45
    • Zoológico, Planetário e o Jardim Botânico de Brasília: fechados para visitação🦁
    • Centros olímpicos e paralímpicos (COPs): fechados ⚽
    • Parque da Cidade: aberto normalmente, mas administração fecha 🌳
    • Parques e unidades de conservação geridos pelo Instituto Brasília Ambiental: funcionam normalmente🌴

    Bancos 💰

    Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o atendimento nos bancos e agências bancárias ocorre normalmente nas datas consideradas ponto facultativo. 💵

    Segurança 🚨

    • Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF): serviço operacional funciona normalmente. Somente o serviço interno terá ponto facultativo, o atendimento a população é normal sem alteração no efetivo. Funcionamento 24h.
    • Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF): seguem com o funcionamento de 24h.
    • Delegacias da Polícia Civil (PCDF), eletrônica, de Atendimento à Mulher (Deam) e da Criança e do Adolescente (DCA): funcionam em regime de plantão, com atendimento 24h.
    • 👉 É possível entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 199, com o Corpo de Bombeiros Militar, no 193, com a Polícia Militar, no 190, com a Polícia Civil, no 197.

      Outros Serviços

      • Departamento de Trânsito (Detran-DF): não funciona, postos de atendimento fechados.
      • Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF): sem expediente no atendimento no Setor de Multas e Penalidades e no Protocolo.
      • Agências do trabalhador: todas estarão fechadas.
      • Na Hora e Procon: unidades vão estar fechadas.
      • Restaurantes comunitários: vão estar abertos.
      • Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Convivência (Cecon): não funcionam.
      • Núcleos de assistência jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF): funcionam normalmente.
      • Espaços Acolher, os Ceams (unidades do Centro Especializado de Atendimento à Mulher) e os comitês de proteção à mulher: estarão fechados.
      • Unidades do Conselho Tutelar e do Centro Integrado 18 de Maio: estarão fechadas.

      Fonte: G1

    • TAGS
    • agências do trabalhador
    • assistência social
    • bancos
    • Brasília
    • comércio
    • conselho tutelar
    • Corpo de Bombeiros
    • Defensoria Pública
    • defesa civil
    • DER-DF
    • DETRAN DF
    • Dia do Servidor Público
    • distrito federal
    • Eixão do Lazer
    • farmácias
    • Getúlio Vargas
    • hospitais
    • lazer
    • metrô
    • Na Hora
    • ônibus
    • Parque da Cidade
    • Parques
    • PMDF
    • Polícia Civil
    • ponto facultativo
    • procon
    • proteção à mulher
    • restaurantes comunitários
    • saúde
    • Torre de TV
    • transporte público
    • UBSs
    • vacinas
    • Zoológico
    Facebook
    X
    Pinterest
    WhatsApp
      Artigo anteriorEmbratur e Consórcio Nordeste realizarão roadshow na Europa para promover destinos turísticos da região
      Próximo artigoBrasil envia mais 16,8 toneladas de donativos ao Líbano
      Fabiana Ceyhan
      Jornalista por formação e professora de inglês com certificação TEFL (Teaching English as a Foreign Language). Cursou Media Studies na Goldsmiths University Of London. É tradutora, tem vasta experiência como jornalista na área internacional e atua como assessora de imprensa de grandes eventos diplomáticos. Acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país. Foi palestrante no Brics 2023 (Johanesburgo), Brics 2024 (Rússia) e G-20 2024 (Rio de Janeiro).

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Aeroporto de Brasília aciona protocolo de segurança após suspeita de vazamento de gás

      Brasil fortalece laços internacionais com acreditação de 14 embaixadores não residentes

      Brasil oficializa criação da primeira Universidade Federal do Esporte

      • Jovens talentos representam o Brasil na maior competição mundial de matemática realizada na China
      • Interesse crescente pelo BRICS reforça nova dinâmica da cooperação entre países emergentes
      • Amazônia brasileira registra menor taxa de desmatamento em uma década no primeiro semestre do ano
      • ETIAS tem lançamento adiado novamente e autorização eletrônica para entrar na Europa deve ficar para 2027
      • China realiza pouso bem-sucedido de foguete reutilizável no mar e fortalece ambições na exploração espacial
      -- Publicidade -- -- Publicidade --
      Brasília in Foco é o seu portal de notícias sobre diplomacia, governo, turismo e cultura na capital do Brasil. Conecte-se ao mundo diplomático e cultural de Brasília com análises, entrevistas exclusivas e reportagens especiais.
      Facebook Instagram