União Europeia leva representantes em missão internacional para conhecer iniciativas de economia circular

Delegação contou com representantes de diversos estados do Brasil

Paris, cidade que tem a meta de promover os Jogos Olímpicos ‘mais sustentáveis da história’, recebeu na última semana uma delegação de representantes do Governo do Estado, da Prefeitura do Rio, Comlurb e da Prefeitura de Manaus, em uma missão especial, a convite da União Europeia.

O objetivo da agenda, que também incluiu representantes das Federações da Indústria (FIRJAN) e do Comércio (Fecomercio), UFRJ, BV Rio e Orla Rio, foi apresentar aos brasileiros modernas iniciativas focadas na ‘transição verde’, incluindo estratégias adotadas pelos dos dois países para eliminação gradual do plástico de uso único e ampliação da recuperação de materiais recicláveis para retorno à indústria.

A missão, organizada pelo Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), promoveu a troca de experiências entre Brasil e Europa para o planejamento da agenda de sustentabilidade da economia circular, na capital e no Estado do Rio, apoiando também a agenda do Programa na região amazônica. Durante os encontros os representantes tiveram a oportunidade de conhecer soluções de planejamento urbano, fomento a negócios circulares, e ter conexão com empresas europeias provedoras de soluções e tecnologias, explorando o potencial de cooperação entre o Brasil e os estados membros europeus.

Paris Zero Plástico

No primeiro dia em Paris, a delegação brasileira foi recebida pelo Gerente de Projetos Climáticos, Energéticos e Ambientais da Prefeitura de Paris, Grégoire Merrheim, e pela coordenadora do programa ‘Zero Plástico em Paris’, Lila Durix, que apresentaram as estratégias da capital francesa para reduzir o uso de plástico de uso único em todas as atividades comerciais, até os Jogos Olímpicos de 2024.

Em outro importante encontro com o representante do Departamento de Limpeza Urbana e Saneamento municipal, Matthieu Seignez, foram apresentadas as estratégias logísticas, de infraestrutura e planejamento urbano para tratar adequadamente os resíduos gerados pela população local e cerca de um milhão de turistas que visitam a cidade, a cada mês. O objetivo da cidade, em atendimento às diretrizes do Pacto Verde Europeu, é garantir que o maior número de materiais seja reciclado e retorne à indústria para produção de novos bens, e que, desta forma, seja reduzida a demanda por matérias primas virgens, reduzindo a pressão sobre os recursos naturais.

Ainda na França, na cidade de Lyon, a comitiva brasileira visitou a Pollutec, feira internacional sustentável, onde puderam conhecer de perto tecnologias e processos inovadores e trocar conhecimento e visão de negócios com empresas europeias que atuam dentro dos mais altos padrões ESG do mundo. A visita à feira incluiu a participação no painel promovido pela Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que atua para promover produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair parceiros estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A roda de conversas abordou os desafios para atração de novos investimentos “verdes” para o país e teve a participação do Governo do estado do Rio de Janeiro e da Orla Rio.

“Foi uma experiência incrível discutir as estratégias de economia circular e de plásticos com duas capitais que são referências mundiais. A ‘Paris Zero Plástico’, por exemplo, está implementando conceitos chaves para o setor de bens e serviços, com um olhar para o consumo, oferta e posicionamento sustentável”, observou Tathiana Colturato, coordenadora do Programa Plásticos Circulares nas Américas (CPAP), da União Europeia.

“Essa missão teve como objetivo buscar soluções inovadoras para os projetos que estamos desenvolvendo em diferentes cidades do país. Estamos buscando, ano após ano, realizar uma transição verde com muita responsabilidade socioambiental e foco em cuidar e preservar o patrimônio natural brasileiro. O mito de que para ser sustentável é necessário gastar mais dinheiro, já caiu por terra por aqui e em breve também será uma verdade no Rio de Janeiro”, observou Guilherme Borges, vice-presidente da Orla Rio, uma das entidades cariocas convidadas.

Economia circular e gestão de resíduos em Copenhagen

Já em Copenhagen, a delegação brasileira foi recebida pelo State of Green, iniciativa público-privada, entre o Governo dinamarquês e as três principais associações empresariais do país, a Confederação da Indústria Dinamarquesa, a organização dinamarquesa de energia, Green Power Denmark e o Conselho Dinamarquês da Agricultura e Alimentação. Na recepção, a comitiva pode conhecer mais sobre a atuação do país no marco da regulação europeia, em uma troca com Lars Fogh Mortensen, especialista em Economia Circular da Agência Ambiental Europeia (EEA), e Sidsel Bjøl chefe do Gabinete de Economia Circular do Ministério do Ambiente da Dinamarca.

“Nosso objetivo foi demonstrar as soluções inovadoras que estamos desenvolvendo em Copenhagem e na Dinamarca. O país tem buscado apoiar o setor privado a investir na transição verde, desde a produção até a reciclagem, completando a cadeia de valor dos produtos com eficiência máxima no uso dos recursos. Do ponto de vista da gestão pública, o foco tem sido garantir um marco legal que favoreça mercado sustentáveis e viáveis, em sintonia ao Pacto Verde e Plano de Ação de Economia Circular Europeu”, pontuou Henrik Jensen, CEO da Clean Cluster.

“A delegação do Brasil tinha muito conhecimento sobre os temas, por isso houve muitas boas perguntas e diálogo. Tenho certeza que o Brasil terá sucesso na direção de uma economia ainda mais circular”, afirmou Heidi Schütt Larsen, vice-presidente e diretora de economia circular da Dansk Retursystem, em Copenhagen

A convite da União Europeia participaram da missão representantes da Secretaria Estadual de Governo, Comlurb, Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda, Orla Rio, Firjan, Fecomércio, UFRJ, e também da Prefeitura de Manaus, nova cidade parceira do CPAP no Brasil.

As informações são do Orla Rio.

Compartilhe
Brasília in Foco

Brasília in Foco