A Turkish Airlines está perto de um acordo com a Boeing e a CFM International para a aquisição de até 150 aeronaves Boeing 737 MAX, com a expectativa de que o negócio seja finalizado nas próximas semanas.
O acordo depende em parte das negociações em andamento com a CFM sobre o fornecimento dos motores Leap-1, que equipam o 737 MAX. Nesta semana, a empresa conseguiu um contrato com a GE Aerospace para fornecimento de motores para seus futuros 787.
A companhia aérea turca já concluiu um acordo recente com a Boeing para até 75 Boeing 787 Dreamliners, anunciado em setembro. Esse pedido de aeronaves de fuselagem larga inclui 35 unidades do modelo 787-9 e 15 do 787-10, com opções adicionais.
O presidente da Turkish Airlines, Ahmet Bolat, confirmou que as negociações sobre o 737 MAX estão avançando, mas enfatizou que resolver a questão do fornecimento de motores com a CFM continua sendo fundamental. “Se não houver progresso nas nossas negociações sobre motores, podemos considerar alternativas”, disse Bolat à Reuters.
Como parte das negociações, também estão em discussão a criação de uma instalação de manutenção de motores na Turquia, que atenderia tanto a crescente frota da Turkish Airlines quanto outros operadores regionais. A atual escassez global de motores de aeronaves continua a impactar os cronogramas de entrega em toda a indústria.
Atualmente, a Turkish Airlines opera cerca de 80 Boeing 737, incluindo 25 da série MAX, além de 153 aeronaves da família Airbus A320 — 59 das quais são A321neos.
Fonte: airway









