Semana de Inovação 2023 em Brasília terá mais de 300 atividades gratuitas

Confira toda a programação

Arte e cultura podem ser inspiração para ideias inovadoras e por isso integram a programação da Semana de Inovação 2023, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que acontece dos dias 07 a 09 de novembro. Os 2 mil participantes das atividades presenciais, além dos mais de 8 mil inscritos para participar virtualmente vão ter acesso a mais de 300 atividades gratuitas entre oficinas, mesas redondas e uma agenda cultural com artistas de Brasília e de outras regiões do país. As atividades presenciais ocorrem na sede da Enap a partir de hoje (7/11). 

As atrações culturais do evento começam com o grupo brasiliense Choro Delas, que visa tornar a música instrumental acessível a todos os públicos. No mesmo dia, ainda sobem ao palco a Orquestra Alada do Trovão da Mata, trazendo a mitologia cerratense e figuras mágicas do imaginário do Planalto Central, e depois Emília Monteiro, cantora de família amapaense radicada em Brasília, também vai apresentar seu repertório de músicas regionais e da cultura brasileira.

O segundo dia do evento recebe a DJ Naju, com MPB e samba, e a Orquestra Popular Marafreboi, grupo musical e de dança dedicado à preservação das tradições culturais e do patrimônio brasileiro com repertório que inclui frevo, maracatu e samba. No encerramento das atividades é a vez do grupo carnavalesco de Brasília Calango Careta assumir o palco, que vai receber ainda a compositora e cantora de Brasília, Flor Furacão, idealizadora do projeto O Forró Jazz do Cerrado, e a banda brasiliense Axé 90, firmada no Axé e nos trios elétricos.

PROGRAMAÇÃO MUSICAL

07/11 12h: Choro Delas (palco Celebra) 18h: Orquestra Alada Trovão da Mata (cortejo – palco Inspira para o Celebra) 19h: Emília Monteiro (palco Celebra)

08/11 12h30: DJ Naju 21h: Marafreboi (palco Celebra)

09/11 12h: Flor Furacão e o Forró Jazz do Cerrado 19h: Calango Careta (cortejo – palco Celebra) 20h: Axé 90 (palco Celebra)

A agenda cultural inclui ainda duas exposições: Afro Remix BSAM e Visões Vendadas. As duas exposições exploram temas da Semana de Inovação, como inclusão, acessibilidade, afrofuturismo e design de ficção.

Exposição Afro Remix BSAM

A exposição Afro-remix foi idealizada para promover uma experiência única que combina história, cultura, tecnologia e criatividade usando a “remixabilidade” como metodologia criativa. A proposta é fomentar futuros ficcionais e reais que se amparam em mixagens sobre africologias no metaverso, com uso de avatares e a cultura gamer. O espaço foi dividido em duas galerias, a Afro-Remix 1.0 e a Afro-Remix 2.0, para apresentar artistas afro-brasileiros do Movimento das Artes Especulativas Negras Brasil (BSAM) de diversas regiões do país. As obras que integram a exposição têm referências contemporâneas e também de períodos históricos, de 1918 a 1933, de modo a promover novas perspectivas sobre memória, ficção e realidade. A curadoria e criação de ambiente de realidade virtual é de Zaika dos Santos, fundadora da empresa Afrofuturismo Art e Stem, cientista de dados, multi-artista, e Afro- especuladora.

Artistas da Exposição: 3ªVisão, Afrokaliptico, Amon Ra, Brenda Freires, ColaPretta, GC, Guilherme Xavier, Ifadare, Isabel Miranda, Jùjú Nsaa, Likidah, Luiz Gustavo Nostalgia, Luz Negra, M Dias Preto, Suelen Lima, Zaika dos Santos, Cau Luis e Trigger.

Exposição Visões Vendadas

A exposição Visões Vendadas oferece obras artísticas para fruição de público cego e convida também o público em geral a experimentar a arte de olhos vendados, descobrindo novas experiências e sensações. É promovida pela STELA System, empresa dedicada a promover a acessibilidade e inclusão para pessoas com deficiência. Inspirada na Pedra de Roseta, busca quebrar barreiras por meio de soluções arquitetônicas e tecnológicas.

A Semana de Inovação

A Semana de Inovação 2023 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento conta com o patrocínio da Dataprev, da Petrobras, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), do Instituto Unibanco, da Microsoft, da CAIXA, do Banco do Nordeste e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Anatel.

As informações são da Agência Gov.

Compartilhe

Brasília in Foco