Semana da Europa já tem programação definida em Brasília

BAZAR EUROPEU

BRASILIA (DF)

Data: 12 de maio

Horário: das 11h às 16h

Local: Cultura Inglesa

Endereço: SEPS 709/909, conjunto B, Asa Sul

Entrada franca

O Bazar contará com estandes de países membros da União Europeia, apresentações de música e dança, venda de comidas típicas, distribuição de brindes e sorteio de uma passagem para a Europa para os atletas da 14ª Corrida União Europeia.

Entre uma atração e outra, teremos o quiz sobre os países da União Europeia e a distribuição de brindes.

Vida Urbana e Arquitetura Sustentável na Dinamarca

Em um Estado de bem-estar social como a Dinamarca, a arquitetura e o planejamento urbano desempenham um papel crucial na criação de uma estrutura de desenvolvimento social. Os arquitetos dinamarqueses são conhecidos por suas competências em sustentabilidade, planejamento urbano, e por processos de design que focam prioritariamente no usuário. O conceito aplicado é que “primeiro ajustamos as cidades, depois as cidades nos ajustam”.

Copenhague está sendo revitalizada estrategicamente por projetos urbanísticos de densificação, transformação e renovação. A vida social na cidade, as soluções ambientais e a dimensão econômica do planejamento urbano são considerados aspectos cruciais dessa revitalização. Além disso, as metas de redução de emissões de CO2 geraram soluções urbanas e arquitetônicas inovadoras que tornaram possível uma nova forma de vida urbana para os moradores de Copenhague e vêm atraindo visitantes de todo o mundo.

A exposição oferece respostas para criarmos uma cidade inteligente, revitalizarmos espaços urbanos e assegurarmos que os recursos naturais sejam suficientes. Além disso, a exposição aborda outros assuntos atuais e relevantes para a arquitetura e o urbanismo contemporâneos.

Oficina criativa infantil

A partir de 6 anos

Daiane Reis, professora de ELE para crianças, contadora de histórias e autora de materiais de espanhol para crianças.

Currículo: Daiane Reis, Licenciada em Letras Espanhol y pós-graduada em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola. Tem experiência como professora de educação infantil e primaria. É contadora de histórias e coautora de matérias didáticos de espanhol para crianças. É a criadora do site eleparaninos.com sobre didática e ensino de espanhol para crianças.

Resumo da atividade

Titulo: Poesias de Gloria Fuertes para desenhar

Em homenagem ao centenário de nascimento da grande poeta espanhola Gloria Fuertes, selecionamos alguns de seus poemas infantis com versos que nos ensinam a desenhar. São textos cheios de imaginação, sentimentos e criatividade, que aproximam às crianças ao universo poético. Nessa oficina as crianças conhecem a obra dessa artista e desenvolvem seu processo artístico e criativo, criando desenhos a partir dos versos. Trabalham as artes plásticas, a musicalidade, a psicomotricidade e ao mesmo tempo ampliam os conteúdos linguísticos da língua espanhola como as partes do corpo, os animais e os materiais escolares. Como se desenha um menino, uma bruxa, uma senhora e uma girafa? Venha descobrir e divirta-se com os versos dela!

Mladá dudácká muzika – Grupo folclórico da República Tcheca

Mladá dudácká muzika (Youth Bagpipe Band) foi formada em 2006. A instrumentação é apresentada na forma tradicional conhecida como “velká dudácka muzika” ou “Grande Banda de gaita de foles”, e é formada por um clarinete plano E, dois clarinetes planos B, duas gaitas de foles, três violinos e um contrabaixo.

A banda é composta de nove pessoas, cujo membro mais velho nasceu em 1991. A banda toca música tradicional da Bohemia do Sudoeste, principalmente da região etnográfica chamada Prácheňsko. Eles se apresentam usando trajes tradicionais dessa região.

A banda foi fundada por Patrik Ředina, o contrabaixista, quando ele tinha catorze anos. Desde então, ele tem sido o líder, bem como o arranjador das músicas e melodias. A banda gravou um CD em 2011, com uma seleção de suas melhores peças, por ocasião do quinto aniversário da banda.

Em Brasília se apresentarão 5 artistas, três mulheres e dois homens.

Oficina de dança Flamenca

Ministrada pela Patrícia Weingrill, professora de baile Flamenco.

Começou seus estudos de ballet clássico aos oito anos de idade, integrou o Grupo Brasiliense de ballet até o ano 1985. Em 1986 mudou-se para São Paulo e atuou no Styllus companhia de dança dirigida pelo coreógrafo argentino Ricardo Ordeñez. Em 1988 é convidada a atuar na montagen de “ A Casa de Bernarda Alba” no Fitei (Festival de Teatro ibérico) na Cidade do Porto – Portugal. Em 1989começou seus estudos de dança flamenca. Ao final deste mesmo ano é chamada a participar da Companhia Flamenca Laurita Castro em São Paulo.Em 1992 é precursora da dança flamenco em Brasília. Segue sua formação com vários cursos de especialização na Espanha. Convidada a atuar em vários eventos em Brasília e outras cidades.

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.