segurança Internacional em debate no Senado

 

Na próxima segunda-feira, 13, a partir das 18h, acontecerá na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional o 16º painel do Ciclo de Debates: “O Brasil e a Ordem Internacional: Estender Pontes ou Erguer Barreiras? ”, destinado a debater o aumento da insegurança internacional.

A audiência pública abordará desafios e oportunidades para o Brasil. Discutindo sobre: a iniciativa norte americana no Governo Trump de pressionar os membros da Otan a elevarem seus gastos de defesa (para 2% do PIB dos países); O incremento de gastos militares pode representar uma oportunidade para a indústria de defesa brasileira?; Qual a potencialidade associativa do Brasil com países europeus em setores industriais e tecnológicos de Defesa?; Quais os impactos dos acordos que o Brasil tem feito na área espacial, por exemplo, as parcerias relacionadas à Base de Alcântara?.

Foram convidados para a reunião o Diretor do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra – ESG, José Eustáquio Nogueira Guimarães; o – Diretor do Departamento de Assuntos de Defesa e Segurança do Ministério das Relações Exteriores – MRE, Nelson Antônio Tabajara; e o Presidente da Fundação Ezute, Eduardo Marson Ferreira.

Todas as audiências do ciclo de debates são de caráter interativo, e qualquer cidadão poderá participar enviando perguntas e comentários por meio do Portal e-Cidadania ou do Alô Senado, no telefone 0800 61 22 11.

Link da audiência: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoaudiencia?id=

Release enviado por

Ricardo Vaz

Coordenação de Apoio ao Programa e- Cidadania –

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.