Sauditas surpreendem de novo e vão criar mega-marina só para iates de luxo

0
16

A Arábia Saudita, assim como os Emirados Árabes, quer se transformar em país cada vez mais turístico e menos desértico. Desde 2021, há um projeto em andamento para criar a bela cidade chamada Neom, e o que trazemos agora também tem a ver com esse local futurístico.

Agora, os sauditas estão trabalhando na Jaumur, centrada em torno da marina de Neom, permitindo aos bilionários que estacionem seus luxuosos e caríssimos iates sob protegidos anualmente do Sol por espécie de “aerofólio” parecido com uma flecha, que ficará apontando para o deserto, detalha o New Atlas.

O aerofólio incorpora um cantilever que desafia a gravidade para formar uma entrada impressionante para a marina, acolhendo os maiores super iates do mundo. A estrutura escultórica é marco que serve de base perfeita para todas as atrações da marina, para entusiastas do iatismo e aventureiros que buscam experiências personalizadas.

Neom, em comunicado à imprensa

Dados da marina de Neom, futura cidade saudita

  • A marina terá capacidade para até 300 super iates;
  • Cada embarcação deverá medir até 150 m de comprimento (ou seja, Mark Zuckerberg poderá atracar o dele);
  • Jaumur também terá comunidade de até seis mil residentes;
  • Também serão construídos 500 apartamentos e quase 700 vilas de luxo com acesso à beira-mar e ancouradouro privado para iates e barcos menores;
  • Contudo, haverá vegetação ao redor;
  • Outro espaço vai abrigar internato internacional para crianças da elite, dois hotéis de luxo com 350 quartos e suítes entre eles, bem como um centro de pesquisa em alto-mar, que vai oferecer expedições submersíveis, com o intuito de estudar o litoral saudita.

O calçadão da marina será local repleto de experiências de entretenimento, lazer e culturais, hospedando eventos artísticos e programas de performance durante todo o ano, complementados por lojas de varejo exclusivas e opções gastronômicas de classe mundial.

Neom, em comunicado à imprensa

Jaumur será construída na região do Golfo de Aqaba, onde está boa parte da futura Neom, como o resort Treyam, o clube privado Xaynor e o retiro Elanan. O projeto é dos arquitetos Liam Robertd e Terry Mcquillan.