SADC realiza evento na Embaixada da Africa do Sul

Um evento para passar a posse da presidência do SADC, do Malawi para a República Democrática do Congo, aconteceu ma Embaixada da Africa do Sul em Brasília. O evento oficial foi realizado em Kinshasa , pelos chefes de estado dos dois países no dia 15 de agosto de 2022.

SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) é um bloco econômico formado pelos países da África Austral. São eles: África do Sul, Angola, Botswana, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbábue.

A Southern Africa Development Community como é chamada oficialmente, se originou em 1992 a partir da transformação da SADCC, criada desde 1980 e que era constituída por nove nações. Atualmente, a SADC é formada por 16 países-membros.

Os objetivos do bloco é, em síntese, proporcionar o crescimento das economias dos países africanos e conseqüentemente, o desenvolvimento e a melhoria na qualidade de vida de seu povo. Outros objetivos não menos importantes são: a promoção da paz e da estabilidade da região, do desenvolvimento sustentável e do combate à AIDS; e a reafirmação dos legados sócio-culturais africanos.

Esses países,, passaram a adotar medidas para alcançar o mercado regional, sendo que nesse caso, o desenvolvimento da indústria local é fundamental para a diminuição da dependência dos produtos estrangeiros. Dessa forma, a produção desses países referidos tem se concentrado na produção de produtos de base.

Em Brasília, a jornalista Fabiana Ceyhan conversou com o Encarregado de Negócios da Embaixada da República Democrática do Congo, Jean Pierre Yodi kasongo que afirmou que seu país aderiu a esta comunidade para fomentar o desenvolvimento da Africa Austral, afirmou que em 1998 seu país foi agredido e a grande família da comunidade SADC os apoiou naquele momento da agressão e até hoje estão unidos para o desenvolvimento assim como para a paz, integridade e desenvolvimento geral da África.

O Embaixador do Malawi Levi Njombole Nyondo concluiu “‘ Nós fazemos aqui o que os nossos presidentes fizeram alguns dias atrás , que foi a passagem de faixas do Malawi para a República Democrática do Congo, na capital Kinshasa.

Segundo o Embaixador da Namíbia, Mbapeua Mavungua SADC was formed em 1980 em Zambia em 1992 foi transformada em SADC , em 17 de agosto na Namíbia. Os chefes de estado se reuném para passar a presidência, para o próximo, é um dia importante já que uma das metas é desenvolver negócios e melhorar o desempenho de nossa região.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.