Ronaldo Caiado fala em ampliar negócios com árabes

0
26

Governador de Goiás ofereceu jantar para delegação de diplomatas no Palácio das Esmeraldas e afirmou à ANBA que o estado e os países árabes podem ampliar suas trocas comerciais. Região já é importante cliente dos goianos.

Goiânia – Em jantar realizado na noite de quarta-feira (06) no Palácio das Esmeraldas, sede do governo de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) afirmou a uma delegação de diplomatas árabes liderada pelo decano do Conselho dos Embaixadores Árabes e embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, que o estado está investindo em infraestrutura e diversificando sua economia. Ele também disse à ANBA que fez questão de receber os árabes em sua visita à capital, Goiânia (na foto acima, Caiado e Alzeben).

“A economia de Goiás é mais do que agropecuária e mineração. Também temos a industrialização. É um estado que vem se desenvolvendo acima da média. O Brasil cresceu 2,9% e nós, 6,1% (em 2023). Estamos investindo muito em infraestrutura, ferrovias e rodovias, para expandir área agricultável. E fiquem tranquilos que é um estado seguro, em que a segurança pública é referência no Brasil”, disse Caiado.

Ele também falou que seu mandato termina em 2026 e, após oito anos como governador e tendo passado 24 anos no Parlamento, em Brasília, pode vir a ser indicado pré-candidato à presidência pelo seu partido. Com “tudo caminhando bem”, afirmou, “espero recebê-los no Palácio da Alvorada (residência oficial do presidente)” disse Caiado.

A política internacional e o conflito em Gaza também foram assunto do jantar. O embaixador da Palestina afirmou que seu povo sofre com o conflito e que é necessário que se chegue à criação de dois estados soberanos na região: Palestina e Israel. Caiado afirmou, por sua vez: “Podem ficar tranquilos em relação à minha posição. Quando solicitei o jantar em minha residência, é porque tenho prazer enorme em recebê-los. Portanto, sintam-se em casa”, disse.

Caiado e Alzeben também trocaram presentes. Ao final do encontro, o governador deu uma rápida declaração à ANBA sobre o jantar: “Já são grandes importadores daquilo que nós produzimos no estado de Goiás, principalmente na área da pecuária. E como tal, eles não só estiveram aqui hoje na visita ao maior frigorífico, maior produtor de proteínas do mundo, que é a JBS, e fiz questão de recebê-los para dizer que Goiás os recebe e reconhece a importância que eles têm na economia do nosso estado e que nós saberemos cada vez mais ampliar esse mercado, tanto em Goiás como podendo adquirir produtos da Liga Árabe”, disse. Também na quarta-feira, mais cedo, os embaixadores visitaram uma planta 100% halal da JBS em Goiás.

Participaram do jantar o vice-presidente de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Mohamad Mourad, o CEO e secretário-geral da Câmara Árabe, Tamer Mansour, e, entre os diplomatas, o decano do Conselho dos Embaixadores Árabes em Brasília, Ibrahim Alzeben, o embaixador da Liga Árabe no Brasil, Qais Marouf Kheiro Shqair; o embaixador do Catar, Ahmad Mohammed A. M. Al Shebani; da Líbia, Osama Ibrahim Ayad Sawan; do Egito, Mai Taha Khalil; da Mauritânia, Abdoulaye Idrissa Wagne; e da Jordânia, Maen Masadeh, os encarregados de negócios do Iraque, Firas Hassan Hashim, da Argélia, Emira Assia, e do Sudão, Mohammed Elrashed Sidahmed Mohammed. Também estiveram no evento os assessores da embaixada da Palestina Taoufik Berhill e Fares Mohamed Naklah, e o assessor de Relações Institucionais da Câmara Árabe, Bassel Latif.