Retrospectiva 2023: Diplomacia chinesa de repercussão global

China trabalhou para tornar realidade as iniciativas globais sobre desenvolvimento, segurança e coexistência

Em 2023, a diplomacia da China avançou na nova jornada. Da mediação na recuperação das relações diplomáticas entre Irã e Arábia Saudita, aos esforços para promover a “solução de dois Estados” na questão Israel-Palestina, da ampliação do Brics à nova onda de cooperação na Iniciativa Cinturão e Rota, o presidente chinês, Xi Jinping, liderou a diplomacia chinesa para alcançar muitas conquistas globalmente repercutidas e contribuiu para injetar estabilidade e força positiva ao nosso mundo ainda caótico nos dias de hoje.

A partir de três cenários monumentais do ano, o programa da Rádio China Internacional faz uma retrospectiva sobre a diplomacia de Xi Jinping, mostrando a determinação e a ação da China em tornar realidade as iniciativas globais formuladas para tratar de questões de desenvolvimento, segurança e coexistência das civilizações.

O objetivo final reside na construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.

Compartilhe
Fabiana Ceyhan

Fabiana Ceyhan

Jornalista por formação, Professora de Inglês (TEFL, Teaching English as a Foreigner Language). Estudou Media Studies na Goldsmiths University Of London e tem vasta experiência como Jornalista da área internacional, tradutora e professora de Inglês. Poliglota, já acompanhou a visita de vários presidentes estrangeiros ao Brasil. Morou e trabalhou 15 anos fora do país.