Programa Embaixada de Portas Abertas contemplará alunos da rede pública do Entorno

0
15

Acordo firmado entre a SEDF-GO e a Serinter-DF prevê visitas a embaixadas

Alunos da rede pública estadual de ensino das cidades do Entorno serão os primeiros de Goiás a participar do Programa Embaixada de Portas Abertas (Pepa), criado pela Secretaria de Relações Internacionais do Distrito Federal (Serinter-DF) para aproximar os estudantes da cultura de outros países por meio de visitas às embaixadas. A parceria, fechada com a Secretaria do Entorno do DF (SEDF-GO), contemplará alunos a partir dos dez anos de idade.

“A intenção é ampliar, cada vez mais, os horizontes dos estudantes do Entorno”, explica a secretária do Entorno, Caroline Fleury. “Para isso, não podemos falar em fronteiras nem de Goiás com o DF, nem de Goiás com outros países”.

O secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, reforça: “É essencial essa cooperação entre as Secretarias, porque o Entorno tem muito a oferecer. Temos que apresentar ao mundo as potencialidades da região, como o ecoturismo e a culinária”.

Internacionalista da SEDF-GO, Ana Beatriz Guimarães lembra que a embaixada funciona como uma parte do território estrangeiro do Brasil. “A visita inclui um carimbo no passaporte do estudante”, conta. “Trata-se de uma experiência única que leva o aluno para outra cultura. Pelo programa, os participantes são preparados para entender previamente aspectos da história, geografia, costumes, culinária e economia do país em questão”.

Fonte: Agência Brasília.