O presidente chinês, Xi Jinping, destacou ontem(26) o cumprimento das metas e missões de fortalecimento da defesa nacional e das forças armadas para 2020, enquanto se mantém o controle epidêmico efetivo de maneira regular.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações ao participar de uma reunião plenária da delegação do Exército de Libertação Popular e da Força da Polícia Armada do Povo, na terceira sessão da 13ª Assembleia Popular Nacional, o mais alto órgão legislativo da China.
Xi ouviu discursos de deputados militares sobre o cumprimento de tarefas de controle epidêmico, o fortalecimento do treinamento em meio à epidemia e a aceleração da capacitação na defesa da biossegurança, entre outros.
Elogiando seu papel no combate à COVID-19, Xi disse que as forças armadas do povo provaram mais uma vez serem forças heróicas que podem ser totalmente confiáveis pelo Partido e pelo povo.
Xi disse que a epidemia trouxe um impacto profundo no cenário global e na segurança e desenvolvimento da China também.
Ele ordenou que os militares pensem nos piores cenários, ampliem o treinamento e a preparação para a batalha, lidem com todos os tipos de situações complexas e salvaguardem resolutamente a soberania nacional, a segurança e os interesses de desenvolvimento do país.
Xi exigiu reformas e inovação para enfrentar novas situações e problemas expostos na epidemia e ordenou acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra COVID-19 aproveitando as vantagens da pesquisa médica militar.
Ele também assinalou a inovação científica na defesa nacional e o treinamento de profissionais militares de alta qualidade.
Observando que este ano marca o fim do 13º plano de cinco anos para o desenvolvimento militar, Xi disse que medidas extraordinárias devem ser tomadas para superar o impacto da epidemia a fim de garantir que grandes tarefas sobre a construção militar sejam alcançadas.
Ele exigiu um bom planejamento sobre o próximo plano quinquenal. Sobre os gastos com defesa, Xi disse que cada centavo deve ser bem gasto para produzir maiores resultados.
Ele também pediu aos militares que apoiem o desenvolvimento econômico e social, o alívio da pobreza e outros.
Fonte: XINHUA